Published on 02/12/2018

Dia dos Namorados Zumbi

Cranial Translation
简体中文 Deutsch English Español Français Italiano


Note: This article is over two years old. Information in this article may be out of date due to subsequent Oracle and/or rules changes. Proceed with caution.


Dê um pouquinho de coração e alma
Dê um pouquinho de amor para crescer
Saudações e bem-vindos a mais uma edição de Inserção Craniana! É dia dos namorados essa semana, e para marcar a ocasião, Moko decidiu escrever um poema de amor para nossos leitores. Aqui está:

Bolas de fogo são vermelhas
Tritões são azuis
Eu sou um zumbi
Eu amo cérebros


Muito bom, não? Eu não tenho completa certeza se ele pegou a ideia correta do que é um poema de amor, mas ele trabalhou duro nisso e eu não tive coragem de criticar o seu trabalho. Afinal de contas, ele é um zumbi. De qualquer jeito, eu espero que você encontre, ou seja encontrado, por alguém especial que olha para você como Moko olha para um cérebro fresquinho.

Falando em amor, a gente ama responder suas questões de regras de Magic, então por favor envie sua questão em inglês para moko@cranialinsertion.com ou um tweet com uma questão curta para @CranialTweet. Um de nossos escritores irá responder você, e sua questão provavelmente aparecerá em um artigo futuro para educar leitores como você.

E agora, vamos para a seleção de perguntas dessa semana. Vamos começar com a correção de uma questão da semana passada.



Q: Eu poderia jurar que o artigo da última semana diz que Mystical Teachings poderia buscar Crashing Tide se eu controlasse um Merfolk, mas agora diz que não pode. O que é o certo?

A: A resposta correta é que Mystical Teachings não pode buscar Crashing Tide. A publicação inicial da última semana incorretamente falou que a habilidade do Crashing Tide funciona no deck, mas na verdade não funciona. Por isso, Crashing Tide no deck não tem Lampejo, então Mystical Teachings não pode achá-la.



Q: Eu quero conjurar um grande Release the Gremlins para X=4. Eu controlo seis terrenos e quatro fichas de Tesouro como meus únicos artefatos, e meu oponente não controla nenhum artefato. Eu posso colocar Release the Gremlins na pilha dando alvo em todas as quatro fichas de tesouro, para então virar meus 6 terrenos e sacrificar 3 tesouros para pagar o custo de mana da mágica, e terminar com 4 Gremlins quando ela resolver?

A: Sim, seu plano mirabolante funciona exatamente como planejado. Para conjurar Release the Gremlins, você primeiro escolhe o valor de X, depois os seus alvos, calcula o custo, ativa as habilidades de mana, e então você paga o custo. A "ativação de habilidade de manas" é onde você vai sacrificar os seus Tesouros para gerá-las. Quando Release the Gremlins for resolver, um dos alvos ainda é legal, então vai resolver e fazer o máximo que puder. Vai destruir seu último Tesouro, e então vai fazer 4 fichas de Gremlin já que é o valor escolhido para X, e não baseado na quantidade de artefatos destruídos.



Q: Eu controlo Mayael's Aria, Mossbridge Troll, e algumas outras criaturas que somem dez de poder. Posso responder a habilidade de Mayael's Aria na manutenção ativando o Troll para fazê-lo ficar 25/25 e ganhar o jogo quando a habilidade de Mayael's Aria resolver?

A: Sim, isso funciona. A habilidade de Mayael's Aria usa a pilha, então você pode responder a ela. Ela verifica as condições apenas quando resolve, nesse momento seu Troll é 25/25, então você vence o jogo.



Q: Se meu oponente encantar meu Kalonian Tusker com Song of the Dryads, ele ainda contribui para minha devoção ao verde?

A: Certamente contribui. Song of the Dryads transforma Kalonian Tusker num terreno incolor, mas não altera o custo de mana de Kalonian Tusker. Seu custo de mana ainda é , então ainda adiciona dois à sua devoção ao verde.



Q: Se March of the Machines está no campo de batalha e eu conjurar Pentad Prism por , ele entrará em jogo com dois marcadores de carga ou dois marcadores +1/+1?

A: Entra com dois marcadores +1/+1. Quando Pentad Prism resolve, logo antes de entrar no campo de batalha, o jogo examina como o efeito de facho solar deve ser aplicado. Para fazer isso, ele verifica as características que Pentad Prism teria no campo de batalha, levando em conta o efeito de March of the Machines. Por conta disso, o jogo aplica o efeito de facho solar da forma como ele é aplicado em criaturas, e dá a Pentad Prism dois marcadores +1/+1. A má notícia é que esse Prism não vai gerar mana, mas a boa notícia é que você está recebendo uma criatura 4/4 por duas manas.



Q: Eu controlo Rite of Passage e Warmonger. Se meu oponente pagar pra ativar Warmonger três vezes, o Warmonger morre ou se torna uma 6/6 com três pontos de dano?

A: Depende de como seu oponente está ativando a habilidade de Warmonger em relação à habilidade desencadeada de Rite of Passage. Quando a primeira ativação resolve, a habilidade de Rite of Passage desencadeia e vai para a pilha. Seu oponente pode deixá-la resolver ou responder a ela. Se ela permitir que as habilidades resolvam antes de ativar a habilidade de Warmonger novamente, Warmonger terminará como uma 6/6 com três de dano. Se ela responder às habilidades desencadeadas com novas ativações, Warmonger vai sofrer três de dano e morrer antes que quaisquer dessas habilidades resolvam.



Q: Se eu exilar o comandante do meu oponente com a habilidade Bishop of Binding e meu oponente o mover pra zona de comando, a habilidade de ataque do Bishop ainda dá algum bônus?

A: Não. A habilidade desencadeada de ataque do Bishop olha para "o card exilado", o que significa que é o card na zona de exílio que foi posto lá pela primeira habilidade. Se não há este card, seja porque saiu da zona de exílio ou porque nunca foi realmente pra lá, X é indefinido portanto é considerado como sendo 0.




Beije-me sob o crepúsculo...
Q: Se eu controlo Curator of Mysteries e Library of Leng, e estou reciclando um card. Eu faço a vidência antes de escolher se quero pôr o card no topo do meu grimório?

A: Não. Curator of Mysteries tem uma habilidade que desencadeia quando você descarta ou recicla um card. Ela vai para a pilha, os jogadores podem responder, e eventualmente vai resolver se não for anulada. Library of Leng por sua vez cria um efeito de substituição que permite mudar na hora pra onde vai o card descartado, e você tem que decidir como esse efeito é aplicado conforme está descartando o card. No momento em que você precisa tomar essa decisão, a habilidade do Curator of Mysteries ainda nem desencadeou, quanto mais resolveu.



Q: Se eu controlar Sacred Ground e meu oponente usar Ghost Quarter no meu Atzal, Cave of Eternity, qual lado eu recebo de volta?

A: Você receberá uma Journey to Eternity. Quando um efeito põe um card dupla face no campo de batalha sem especificar um lado, o card é posto em campo com a face da frente. Como Sacred Ground não especifica um lado, é o que acontece aqui.




Q: Eu controlo Krark's Other Thumb e Ol' Buzzbark está entrando no campo de batalha. Como eu resolvo a habilidade desencadeada de entrar em campo de Ol' Buzzbark?

A: Hmm...vamos ver o que podemos fazer para te ajudar a sair desse cenário complidado. Ol' Buzzbark pede pra rolar X dados de seis faces. Para cada dado, Krark's Other Thumb diz pra rolar dois dados e ignorar um dos resultados. Isso quer dizer que você rola X pares de dados, e então ignora um dado de cada par. Como a posição física do dado é importante para o Ol'Buzzbark, ignorar um dado significa removê-lo fisicamente, e pra cada par você decide baseado nos resultados e na posição qual ignorar. Ah, e você deve ser capaz de identificar quais são os pares de dados, possivelmente usando X cores de dados. Boa sorte!



Q: Eu uso Luminate Primordial para exilar o Drogskol Reaver do meu oponente. Ele compra um card da habilidade do Drogskol Reaver?

A: Não. A habilidade do Luminate Primordial primeiro exila o Drogskol Reaver, e então seu oponente ganha vida. Já que Drogskol Reaver não está mais no campo de batalha no momento em que seu oponente ganha vida, a habilidade não desencadeia.



Q: Meu oponente controla Zacama, Primal Calamity e eu conjuro Clone para copia-lo. Eu desviro meus terrenos?

A: Com toda certeza. Clone entrará no campo de batalha igual Zacama, incluindo todas as habilidades. A habilidade desencadeada de entrar no campo de batalha irá checar se você conjurou a coisa que se parece com o Zacama, o que você fez. O fato de não parecer o Zacama no momento que você conjurou não importa.



Q: Meu oponente ainda controla um Zacama, Primal Calamity e eu quero pegá-lo com Control Magic. Meu oponente pode me parar usando a habilidade do Zacama no meu Control Magic?


A: Não, ele não pode fazer isso. Enquanto Control Magic está na pilha é uma mágica de encantamento, não um encantamento, então ele não pode dar alvo com a habilidade da Zacama. Assim que Control Magic resolver, se torna um encantamento no campo de batalha, então agora ele poderia ser alvo da habilidade do Zacama, porém ele não o controla mais, então não poderá ativar a habilidade.

Q: Digamos que eu controlo um Kiln Fiend e conjuro Tainted Strike nele, e então uso Soul's Fire para dar dano em meu oponente. Quanto de dano isso daria, e é dano normal ou dano de infectar?


A: Vamos começar dizendo que será dano de infectar. Soul's Fire faz com que Kiln Fiend de dano ao invés da própria magia dar, e Kiln Fiend está com infectar, então o dano é na forma de infectar. Para ver quanto de dano será dado, é só fazer uma matemática. Kiln Fiend começa com 1/2 e ganha +6/+0 porque você está desencadeando a habilidade duas vezes. Também ganha +1/+0 do Tainted Strike, dando um total de 8/2, então você estará dando 8 marcadores de veneno nessa jogada.




Quando um buquê de flores não é o suficiente
Q: Posso parar a Stuffy Doll da minha oponente dando Resistência a Magia com Alpha Authority a ela?


A: Não, isso não funciona de maneira alguma. Primeiro, a habilidade do Stuffy Doll que faz com que ela dê dano a si mesma não dá alvo em nada, muito menos na própria Stuffy Doll, então Stuffy Doll poder ou não ser alvo não faz diferença na ativação dessa habilidade. Além disso, Stuffy Doll ter Resistência a Magia significaria que ela não pode ser alvo de mágicas ou habilidades que são controladas pelo oponente da sua controladora, ou seja, você. Sua oponente ainda assim poderia dar alvo com qualquer magia ou habilidade que ela quisesse, mas você tornaria muito mais difícil para você se livrar da Doll de alguma maneira.



Q: Se eu conjurar Approach of the Second Sun com rebote graças a Cast Through Time, eu ganho o jogo no rebote?

A: Na verdade não, por dois motivos. Primeiro deles, Approach of the Second Sun não será conjurado com rebote. Rebote apenas exila o card se ele fosse para o cemitério quando resolve, mas Approach of the Second Sun se coloca no grimório, então rebote não o colocará no exílio. Segundo, mesmo se ele fosse exilado e conjurado de novo na sua manutenção, a condição do efeito de vitória do Approach of the Second Sun apenas funciona se você conjurar da sua mão.



Q: Eu control Panharmonicon e conjuro Iona, Shield of Emeria. Eu consigo escolher duas cores para a habilidade da Iona?

A: Não, a habilidade do Panharmonicon apenas se aplica em habilidade desencadeadas, o que em geral utiliza as palavras "quando / toda vez que / no". A habilidade da Iona é um efeito de substituição que modifica como ela entra no campo de batalha.



Q: Posso parar rajada com Disallow?

A: Certamente. Rajada é uma habilidade desencadeada que utiliza a pilha, então você pode respondê-la, e Disallow pode anulá-la, o que a impede de fazer cópias de Grapeshot. O Grapeshot original ainda resolverá a não ser que você também o anule de alguma forma, mas receber 1 de dano é muito melhor que receber muito de dano.

Q: Proteção ao preto ajuda contra a habilidade de Tetzimoc, Primal Death?
A: Isso depende de qual habilidade você quer dizer. Uma vez que sua criatura tem um marcador de presa, dar proteção contra o preto não ajuda contra a habilidade desencadeada de Tetzimoc, já que a habilidade não dá alvo, dano ou qualquer coisa que a proteção se preocupe com. A primeira habilidade, por outro lado, é uma habilidade que dá alvo vinda de uma fonte preta, então tendo proteção nesse momento ela não permitirá que seu oponente coloque o marcador de presa em primeiro lugar.



Q: Se eu suspender Ancestral Vision e então conjurar Thief of Blood, isso removerá os marcadores de tempo do Ancestral Vision?

A: Boa tentativa, mas não é assim que funciona. Thief of Blood apenas remove marcadores de permanentes. Apesar de sua Ancestral Vision estar compartilhando espaço da mesa com suas permanentes, na verdade ela não é uma permanente. Ela está na zona de exílio, e as permanentes estão no campo de batalha. Já que não está no campo de batalha, está a salvo da fome do Thief of Blood.



E isso é tudo por hoje. Mas antes de ir, eu gostaria de dizer para você sobre um campeonato que está próximo e é muito querido por mim. Talvez vocês saibam que eu organizo anualmente um campeonato beneficente para ajudar a National Multiple Sclerosis Society. Esse ano o "Cast a Spell on MS" está chegando dia 24 de março, então se você está planejando estar em Toledo, Ohio nesse fim de semana, seria ótimo se você pudesse vir e jogar Magic por uma boa causa. Você pode achar detalhes do torneio no site www.castaspellonms.org.

Obrigado por ler, e por favor volte semana que vem para mais perguntas e respostas de regras de Magic.

- Carsten Haese


About the Author:
Carsten Haese is a former Level 2 judge based in Toledo, OH. He is retired from active judging, but he still writes for Cranial Insertion and helps organize an annual charity Magic tournament that benefits the National MS Society.


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!