Published on 09/04/2017

De Volta A Escola, 3a Edição

Revisado e atualizado para o ano novo!

Cranial Translation
简体中文 Deutsch English Español Français Italiano


Note: This article is over two years old. Information in this article may be out of date due to subsequent Oracle and/or rules changes. Proceed with caution.


Pela última vez, foi I antes de E,
exceto depois de C!
Olá, e bem vindo a mais uma edição do Cranial Insertion! Agora que estamos na primeira semana de Setembro, temos poucos dias antes da grande maioria dos estudantes voltarem para suas escolas, e o fato que nós aqui no Inserção Cranial educamos pessoas enchendo suas cabeças com coelhinhos felpudos não faz de nós uma exceção.

…O quê? Você pensou que nossa página inicial estava brincando? Se ainda não fizemos isso com você ainda, isso é incomum – nós temos de cuidar de procedimentos delicados assim pessoalmente e temos muitos leitores para atingir então nossa agenda está bem lotada, mas não se preocupe! Nós vamos chegar até você logo logo.

Apesar que, pensando bem, nós podemos estar "de volta à escola" agora, mas não acho que chegamos a sair dela pra começar – continuamos publicando seguindo nossa agenda normal nas férias de verão. Eu acho que isso significa que tenho algumas férias pra receber, ou pelo menos uma semana ou duas em algum lugar ensolarado com uma praia legal. Eu acho que tenho algumas perguntas que preciso perguntar ao Carsten.

Se você também tiver perguntas (em inglês) para o Carsten, ou para qualquer um de nós aqui no Cranial Insertion, é só nos enviar um email para moko@cranialinsertion.com , ou se for algo curto e doce pode enviar para nosso Twitter @CranialTweet. Suas perguntas de regras de Magic serão respondidas, e elas irão aparecer em um artigo futuro.



Q: Como criaturas en-Kor (como Nomads en-Kor) funcionam com Lashknife Barrier? Redirecionar o dano significaria que ele é todo prevenido, porque ele é redirecionado um ponto por vez?

A: Só se você redirecionar cada ponto de dano para uma criatura diferente.

Redirecionar dano não muda quando o dano é causado – isto não quebra um "pacote" de dano em múltiplos pacotes menores, só muda a quem o original estava sendo direcionado. Mesmo que o redirecionamento seja feito de pedaço em pedaço por múltiplos efeitos onde cada um afeta uma pequena parte deste dano, ainda há somente uma "instância" de dano sendo dada.

Sendo assim, se você redirecionar múltiplos pontos de dano para a mesma criatura, a Barreira vê que aquela criatura está tomando todo o dano ao mesmo tempo pela mesma fonte, e responde de acordo, prevenindo 1, e somente 1, ponto daquele dano. Se, por outro lado, você redirecionar o dano para múltiplas criaturas, a Barreira vê que esta criatura está tomando dano, aquela criatura está tomando dano, esta outra criatura está tomando dano – e por aí vai. A Barreira funciona para cada criatura, então ela previne 1 de dano para cada uma destas.



Q: A única opção restante do meu Demonic Pact é perder o jogo. Se eu jogar uma Fractured Identity nele, meus oponentes ganham uma cópia nova de Demonic Pact, ou a única opção deles vai ser perder o jogo?

A: Quando você cria uma cópia de uma permanente, com muito raras exceções (nenhuma das quais se aplica aqui) a única coisa que você ganha é o que está escrito no card mais alguns outros efeitos da cópia. O histórico de escolhas que você fez para a habilidade não é copiado, então seus oponentes vão ter alguns turnos para tentar fazer algo sobre suas novas aquisições antes de serem forçados a perder o jogo.



Q: O que acontece se eu der Rebote para Teferi's Protection?

A: Não muito, Rebote muda para onde uma magia vai quando ela resolve, fazendo ela se colocar no exílio ao invés de no cemitério. Mas Teferi's Protection nunca tenta se colocar no cemitério em primeiro lugar, porque naquele ponto seu próprio efeito já a exilou. Uma vez que o card nunca tenta ir para o cemitério, não há nada para o Rebote substituir, então Rebote não faz nada.



Q: O quê acontece em um jogo de dois jogadores se eu usar Disrupt Decorum para Atiçar as criaturas do meu oponente?

A: Prepare-se, porque você provavelmente vai ter algumas criaturas muito bravas vindo em sua direção. Atiçar uma criatura impõe duas exigências nela com relação ao combate. Primeiro, que ela ataca, e segundo que ela ataca um jogador que não seja você. Quando uma criatura é afetada por uma exigência relacionada a atacar (ou bloquear), ela deve cumprir quantas destas exigências for possível.

Já que é um jogo de dois jogadores, não há como a criatura respeitar a segunda exigência – o único jogador além de você no jogo é seu oponente, e uma criatura não pode atacar seu controlador. Mas e quanto a primeira exigência? Bem, é perfeitamente possível para as criaturas do seu oponente cumprirem essa exigência: é só atacar! As criaturas podem atacar, e elas devem, e você (ou seus planeswalkers) são as únicas coisas que elas podem atacar, então elas vão ter de vir pra cima de você. Possivelmente segurando candelabros afiados.



Q: Como Fist of Suns funciona com Ramos, Dragon Engine?

A: Basicamente, ele não funciona. (Bom, exceto pelo fato que toda vez que você usar a habilidade de produção de mana de Ramos você definitivamente vai conseguir jogar duas magias, mesmo que aquele mana não fosse normalmente suficiente para ambas.)

Ramos, Dragon Engine liga para a cor da magia, não para o mana que foi gasta para conjurar ela, e enquanto Fist of Suns permite que você pague um custo alternativo para suas magias, o que o jogo pede para você pagar para jogar a magia não afeta sua cor de maneira alguma – ela ainda tem qualquer que seja a cor que ela tinha antes e nada mais.




Norin foge! ... de seus crimes.
Q: Posso virar Norin the Wary ao conjurar Burn at the Stake, ou ele foge rápido demais?

A: A habilidade de Norin desencadeia quando você conjura uma magia, mas isso não acontece até que você tenha terminado o processo de conjuração, incluindo o pagamento de todos os custos relevantes. Sendo assim, Norin não vai correr até depois de você ter tido a chance de usá-lo para ajudar a conjurar Burn at the Stake, porque sua habilidade só desencadeia depois que todos os custos foram pagos completamente.



Q: …Então Norin conta para o dano mesmo que ele tenha fugido?

A: De fato ele vai. Burn at the Stake não liga para se as criaturas usadas para conjurá-lo ainda estão em campo ou não. Tenham elas fugido ou se tornado fazendeiras ou transformadas em sapos, ele se lembra quantas criaturas você virou e dá a quantidade apropriada de dano não importa o que tenha acontecido a essas criaturas.



Q: Se eu controlar Dragonlord Kolaghan e meu oponente ter um Karador, Ghost Chieftain, ele vai tomar 10 sempre que conjurar uma criatura do seu cemitério?

A: Não, ele não vai, a menos que uma segunda cópia daquela criatura em particular esteja lá também. O primeiro passo de conjurar uma magia é tirar ela de onde quer que ela esteja e coloca-la na pilha, e já que ela não está mais no cemitério, Dragonlord Kolaghan não verá um card com o nome dela lá para desencadear.



Q: Como Blazing Archon funciona contra Portal Mage?

A: Ele não faz nada demais contra ele. Blazing Archon cria uma restrição ao declarar atacantes durante o combate, dizendo que criaturas não podem declarar ataque à você.

Mas Portal Mage contorna isso – já que resselecionar o jogador ou planeswalker que uma criatura está atacando não é parte da declaração formal que é feita no começo da etapa de Declaração de Atacantes, quaisquer restrições extras que cards tenham colocado no processo não se aplicam ao efeito de Portal Mage.



Q: A ficha de Summoner's Bane tem a mesma habilidade de sacrifício que as outras Ilusões?

A: Não, porque não há tal habilidade. Há algumas Ilusões, como Phantasmal Bear, que têm habilidades que te forçam a sacrificá-las se forem alvo, mas isso não é de forma alguma uma característica universal de Ilusões. Illusory Demon e Phobian Phantasm também têm habilidades que te forçam a sacrificá-las, mas essas funcionam de forma completamente diferente. Muitas outras ilusões, como Glaze Fiend, Nivix Barrier e Fleeting Image, não possuem habilidades relacionadas a sacrifício.

Em geral, tipos de criatura não carregam nenhuma bagagem inerente de regras—simplesmente ser de um tipo de criatura em particular não concede nenhuma habilidade especial àquela criatura. Dessa forma, como Summoner's Bane não diz conceder nenhuma habilidade às fichas que cria, elas não as têm.



Q: Como Alms Collector funciona com outros efeitos de substituição que afetam compras, como escavação?

A: A resposta curta é que Alms Collector se aplica primeiro, antes que outros efeitos de substituição tentem afetar compras individuais, como escavação. A resposta longa...bem, é um pouco mais complicada.

Cada habilidade individual de substituição define por si a natureza e a escala do evento que ela quer substituir. A mesma ação pode ser vista por uma habilidade como um grande evento a ser substituído, enquanto uma habilidade diferente pode se importar somente com uma pequena parte daquele grande evento.

Em casos onde uma substituição quer ser aplicada ao evento "grande", enquanto outra quer ser aplicada simultaneamente ao evento "pequeno" que faz parte do evento "grande", você primeiro aplica a substituição do evento "grande", e apenas depois considera a substituição "pequena".

O efeito de substituição de Alms Collector olha para a imagem mais ampla—instruções que se referem a múltiplas compras de card. Dessa forma, você sempre o aplica antes de outras substituições de escala menor que estão olhando a compras de card individuais dentro dessa imagem mais ampla.



Q: O que acontece num jogo multijogador se duas pessoas diferentes controlam Gideon Jura e ambas usam sua habilidade de +2 no mesmo oponente? Qual Gideon é atacado?

A: O oponente que ele achar que olhou mais torto.

Cada Gideon Jura cria uma restrição dizendo que as criaturas daquele oponente precisam atacá-lo. Mas essas restrições são mutuamente exclusivas—não há como uma criatura atender aos dois requerimentos e atacar os dois Gideons ao mesmo tempo. Dessa forma, o controlador da criatura escolhe a qual restrição atender—cada criatura ataca qualquer dos Gideons seu controlador prefira que ela ataque. Essa escolha é feita separadamente para cada criatura, então o oponente pode acabar atacando um só Gideon com tudo, ou talvez atacando os dois Gideons com criaturas diferentes.



Q: Vein Drinker pode usar sua habilidade numa criatura com proteção ao preto, já que é uma habilidade vermelha?

A: Definitivamente não, porque não é uma habilidade vermelha. Habilidades ativadas e desencadeadas na pilha não possuem cores da mesma forma que cards—elas não têm nenhuma característica além de seu texto. Qualquer coisa que você imagine que se importa com a cor de uma habilidade (como proteção) na verdade se importa com a cor da fonte desta habilidade.

Já que Vein Drinker é a fonte de sua própria habilidade, e Vein Drinker é preto, a habilidade portanto não pode dar alvo em uma criatura com proteção ao preto.



Q: Eu tenho Solemnity e um Glacial Chasm sem marcadores de tempo em si. Se eu decidir que eu quero atacar, eu posso escolher sacrificar o Chasm mesmo com o custo de manutenção sendo nada?

A: Absolutamente. Você não é forçado a pagar automaticamente um custo adicional (como manutenção cumulativa) só porque pagar esse custo não requer recursos. Você ainda pode se recusar a pagar o custo se desejar, mesmo se o custo for (ou, nesse caso, zero pontos de vida).




"Tão… Não original."
Q: Se eu controlar Padeem, Consul of Innovation e um Spellskite, eu ainda posso usar a habilidade do Spellskite para mudar o alvo das mágicas dos meus oponentes? Se sim, o que acontece?

A: A resposta para "Posso usar Spellskite?" é basicamente sempre positiva… mas é melhor perguntar se voce deveria ou não fazer isso, não importa se o Spellskite irá funcionar, e a resposta para essa pergunta em questão seria "não, absolutamente."

Mesmo que você possa ativar a habilidade do Spellskite dando alvo em qualquer mágica ou habilidade, isso só poderá mudar o alvo de uma mágica se Spellskite for um alvo legal para tal mágica em primeiro lugar—se não for, a mudança de alvos falha, e a habilidade do Spellskite não faz nada.

E já que Padeem, Consul of Innovation dá resistência a magia para seu Spellskite e para todos os seus outros artefatos, Spellskite não é um alvo legal para as mágicas do seu oponente. Assim sendo, qualquer tentativa de mudança de alvo das mágicas do seu oponente para o Spellskite irá falhar.



Q: Se eu conjurar Mind Control no Bramble Elemental do meu oponente, quem fica com as fichas 1/1?

A: Você. Depois que Mind Control entra no campo de batalha, o jogo procura por habilidades desencadeadas relevantes que podem desencadear com esse evento. Após a busca, ele encontra uma: a habilidade de Bramble Elemental. E então, a habilidade desencadeia, e o controlador da habilidade é o jogador que controlava a fonte no momento em que a habilidade desencadeou. Atualmente, Bramble Elemental é controlado por você, portanto, será você a ganhar as fichas.



Q: Eu conjuro Rise from the Grave em um Teneb, the Harvester do meu oponente. Meu oponente conjura Dragonlord Silumgar e rouba Teneb de volta. Eu conjuro Reins of Power e roubo tudo. Ao final do turno, quem controla Teneb?

A: Você controla. O controlador de uma permanente é, por definição, o jogador que a pôs no campo de batalha, e nesse caso, é você. Outras cartas, como Reins of Power e Dragonlord Silumgar, podem causar efeitos que mudam o controlador de uma permanente, mas na falta de tais efeitos, é o jogador que pôs a permanente em campo que a controla.

O efeito de Dragonlord Silumgar que diz que seu oponente controla Teneb terminou quando Reins of Power resolveu e o controle de Silumgar for perdido, portanto naquele momento o único efeito que que poderia afetar o controle de Teneb, the Harvester seria Reins of Power, que tinha como objetivo dar o controle de Teneb para você. Quando isso acabou, não havia mais efeitos tentando mudar o controle de Teneb para ninguém em particular, e então ele "voltou" para seu controlador original, que seria você.



Q: Se Mairsil, the Pretender põe um marcador de jaula em um Mirror-Mad Phantasm e você ativa a habilidade, que cartas você revela até encontrá-lo?

A: Quando uma carta usa seu próprio nome para se referir a si mesma, isso é traduzido como "esse objeto", então, quando você usar a habilidade do Phantasm com Mairsil, the Pretender, será Mairsil a carta a ser embaralhada em seu grimório.

No entanto, a parte que diz que Mirror-Mad Phantasm define qual card você está procurando, ele não está se referindo a si mesmo, particularmente. Em vez disso, ele se refere a qualquer card com um nome específico (que nesse caso vem a ser "Mirror-Mad Phantasm"). Mairsil acaba por procurar pelo mesmo card...desse jeito, com alguma sorte você terá mais algum Mirror-Mad Phantasm em seu grimório, se não, você irá pôr todos os cards de seu grimório em seu cemitério no processo.



Q: Mairsil, the Pretender exila um Atarka Pummeler. Ele ganha a habilidade de Formidável? Se sim, ela ainda precisará que Formidável esteja ativo para poder ser usada?

A: De fato, Mairsil ganha a habilidade de Formidável de Atarka Pummeler—ele sempre tem essa habilidade, mesmo que não esteja sempre apta a ser usada. Mas ainda sim, a habilidade exige que a condição de Formidável seja cumprida, pois Mairsil recebe a habilidade inteira, incluindo seus custos de ativação.



Q: Eu ataquei com uma 1/1, e meu oponente a bloqueou com um Eidolon of Rhetoric. Após o combate, eu conjuro Yahenni's Expertise para matá-lo. Já que o Eidolon morre primeiro, eu posso usar a Expertise para conjurar outra mágica de graça, certo?

A: Não tão rápido—você está pondo a carroça em frente aos bois. Claro, Eidolon of Rhetoric agora tem dano letal marcado nele e está prestes a morrer, mas ainda não! Ações baseadas em estado, as quais fazem parte das regras que destróem criaturas com dano letal marcado nelas, não são checadas enquanto uma mágica ainda não terminou de ser resolvida— elas esperam até que a resolução esteja completa, e só fazem seu trabalho após isso.

Isso significa que Eidolon of Rhetoric ainda está no campo de batalha quando Yahenni's Expertise te dá a oportunidade de conjurar outra mágica de sua mão, e consequentemente a habilidade do Eidolon se aplica e impede você de conjurar qualquer coisa.



Q: O que acontece se você encantar um Magus of the Moon com um Imprisoned in the Moon?

A: Além de o jogo explodir com tal overdose de ironia?

Isso se trata de uma questão de camadas e dependências. Tanto Magus of the Moon quanto Imprisoned in the Moon possuem habilidade que modificam tipos de objetos, portanto essas modificações são aplicadas na mesma camada, mas já que aplicar o efeito de Imprisoned in the Moon muda o conjunto de objetos que Magus of the Moon afeta (por fazer de si mesmo um terreno), você o aplica primeiro. Assim, Magus se torna uma Montanha, e por conseguinte, perde todas suas habilidades impressas.

E então prosseguimos com as camadas restantes, aplicando o que sobrou dos efeitos de Imprisoned in the Moon pelo caminho. Magus se torna incolor, e então ganha a habilidade de virar e gerar uma mana incolor, e perde todas as outras habilidades, incluindo a de virar e gerar uma mana vermelha, que seria o natural de uma Montanha.

O resultado final? Magus of the Moon agora é um Magus na Lua—uma Montanha incolor que pode virar e gerar uma mana incolor, sem poder gerar mana vermelha, sem quaisquer outras habilidades. Todos os outros terrenos não-básicos são Montanhas.



Q: Eu controlo Privileged Position e meu oponente tem Magus of the Abyss. Eu estou protegido disso, ou minhas criaturas ainda morrem porque ele me faz escolher?

A: Você está protegido. Magus of the Abyss pode te pedir pra escolher alvos para sua habilidade, mas seu oponente ainda é quem controla Magus quando sua habilidade desencadeia, então ele é quem controla a habilidade. Dessa forma, suas criaturas não são alvos válidos para a habilidade.



Por hoje é só, mas as aulas estarão de volta na semana que vem sob comando de Charlotte. Pode ou não haver um quiz pop—Eu não prometo nada.

Até a próxima, estude bastante, e se alguém conhece um fornecedor decente de grandes quantidades de coelhinhos de pelúcia, nos avise—nós temos os utilizado mais rapidamente que o antecipado. Quanto mais fofo, melhor.

- Callum Milne


About the Author:
Callum Milne is a Level 2 judge from British Columbia, Canada. His home range is Vancouver Island, but he can be found in the wild throughout BC and also at GPs all along the west coast of North America.


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!