Published on 06/19/2017

Archenemy nos portões

Cranial Translation
简体中文 Deutsch English Español Français Italiano


Note: This article is over two years old. Information in this article may be out of date due to subsequent Oracle and/or rules changes. Proceed with caution.


AJOELHEM-SE PERANTE ELE!
Olá, e bem-vindos a mais uma edição do Inserção Craniana! A Hora da Devastação está sobre nós e os spoilers começaram, mas Nicol Bolas, o Faraó-Deus e verdadeiro mestre do plano de Amonkhet já chegou na forma de Archenemy: Nicol Bolas! Todos devem tremer com sua chegada, pela sua desgraça, como todos tolos mortais miseráveis, está perto!

Em sua honra, essa semana estamos dando um tempo de responder perguntas sobre jogos normais de Magic para desfrutar da grandeza e poder do todo-poderoso Bolas, e para isso estamos respondendo todas as suas perguntas sobre como melhor seguir os passos dele como arqui-inimigo no seu próprio grupo de jogo. Se você gostaria de mais dicas e truques sobre como esmagar seus oponentes e vê-los derrotados à sua frente, envie suas perguntas para moko@cranialinsertion.com , ou talvez tuíte elas para @CranialTweet se forem curtas o suficiente. Nós providenciaremos todas as respostas que você precisa para dominar o mundo, e você talvez veja essas perguntas publicadas num futuro artigo para ajudar outros aspirantes a vilões a conquistar seus próprios domínios.



Q: Quem começa num jogo de Archenemy?


A: Ora, o arqui-inimigo, claro! Aqueles miseráveis tolos que te opõem realmente esperavam que um gênio como Nicol Bolas ofereceria a eles misericórdia tal a deixá-los começar?



Q: O que acontece quando o grimório de esquemas inteiro for usado? Ele é reembaralhado ou é inutilizável o pelo resto do jogo?

A: Em primeiro lugar, isso não deve acontecer, porque esquemas não são "usados"—as tramóias e planos de um verdadeiro arqui inimigo não tem fim!

Quando um esquema é acionado e seus efeitos realizados (ou, para esquemas contínuos, foi abandonado), ele é posto de volta embaixo do grimório de esquemas, e não mantido em separado. Então, a não ser que algo muito, muito estranho esteja acontecendo, o grimório de esquemas nunca deve estar vazio.



Q: Se eu já tiver um esquema contínuo acionado, eu posso acionar outros esquemas?

A: Certamente; ter um esquema contínuo em ação não o impede de acionar outros esquemas no seu turno. Não há razão para se limitar artificialmente a um esquema por vez—"jogo limpo" é para tolos e fracos, como esses "heróis" intrometidos que se opõem a você.

Q: ...Isto significa que eu posso ter múltiplos esquemas continuos de uma vez?

A: Absolutamente, tenha tantos quanto quiser! Tramas dentro de tramas, e planos dentro de planos—nada de errado com uma boa e velha Pilha de Artimanhas. Isso te manterá atento.


Lute o quanto você quiser; cada ação sua torna minha vitória mais completa.


Q: Eu ponho Make Yourself Useful em ação, dando alvo no Fertilid do meu oponente. Poderia ele responder usando-o para que eu não ganhe vida? Pôr um esquema em ação não usa a pilha, correto?

A: Acionar o esquema de fato não usa a pilha, mas seu oponente ainda pode responder aqui, porque o que vai de fato matar Fertilid na verdade não é a ação de acionar o esquema, mas sim a habilidade desencadeada de Make Yourself Useful que desencadeia quando você faz isso. Essa é uma habilidade desencadeada perfeitamente normal, e então pode ser respondida tanto por você quanto por seus oponentes.

Q: ...E se eu o controlar? Eu roubei Fertilid de um dos meus oponentes e apenas controlo cinco terrenos. Se eu aciono Behold My Grandeur, posso usar Fertilid para pegar um sexto terreno para ter o efeito melhorado?


A: Assumindo que você tem de alguma forma acesso à mana verde necessária, claro! A habilidade de Behold My Grandeur apenas checa se você controla ou não o número necessário de terrenos conforme a habilidade resolve, então desde que você controle terrenos o suficiente neste momento, não importa quantos você tinha quando o esquema foi inicialmente acionado.

Q: Esquemas são mágicas? O Torchling do meu oponente pode evitar Make Yourself Useful mudando o alvo?

A: Esquemas não são mágicas; o que na verdade está tendo como alvo o Torchling é a habilidade desencadeada do Make Yourself Useful. Já que a habilidade do Torchling apenas pode mudar o alvo de mágicas, ela não vai beneficiar a pobre criatura se opondo a você de nenhuma forma.

Q: Meus oponentes podem bloquear criaturas que estão atacando seus companheiros de equipe?

A: Sim! Infelizmente, parece que que esses peões insignificantes que se opõem a você aprenderam a trabalhar juntos desde a última vez que vocês se encontraram, visto que o lançamento de Archenemy: Nicol Bolas traz mudanças de regras no formato, permitindo que seus oponentes bloqueiem qualquer criatura que esteja atacando qualquer um de seus companheiros de equipe ou planeswalkers que seus companheiros de equipe controlam.



Q: Que cor são os esquemas? Poderia o Lightwielder Paladin exilar um de meus esquemas acionados?

A: Ele não pode, veja como o plano fraco e mal concebido de seus inimigos falhou em múltiplos níveis! Não só eles falharam em perceber a falta de custo de mana que torna seu esquema incolor, como também no fato de que seus esquemas estão na zona de comando, portanto eles não são nem permanentes!



Q: Quando o meu Because I Have Willed It é abandonado? Apenas um oponente pode conjurar as quatro mágicas, ou elas podem ser quatro mágicas somadas coletivamente?

A: Infelizmente, Because I Have Willed It não se importa de forma alguma com quem está conjurando a mágica. Se seus oponentes de forma coletiva foram capazes de conjurar quatro ou mais mágicas no turno deles, você será forçado a abandoná-lo no início da etapa final deles.



Q: Tanto My Forces Are Innumerable quanto Bow To My Command pedem que meus oponentes virem ou sacrifiquem criaturas para forçar que eu os abandone. Tais criaturas precisam ser controladas por apenas um jogador, ou meus oponentes podem se dividir entre eles?

A: Assim como Because I Have Willed It, superar a força desses esquemas pode ser uma tarefa de esforço coletivo entre seus oponentes, pois não há requisitos para que precise ser apenas um jogador. Se um oponente tem os recursos necessários para fazer um "sacrifício nobre" tolo, que seja, mas não é um requisito—oponentes um tanto mais inteligentes podem querer dividir a dor. Não que vá garantir o sucesso.


Q: No meu primeiro turno como arqui-inimigo eu aciono um When Will You Learn, exilando uma criatura e um Sixth Sense. O que acontece?

A: Infelizmente, sem uma criatura existente já na mesa você não vai poder aproveitar ao máximo esse esquema. When Will You Learn requer que você conjure quaisquer dos cards que você queira enquanto está resolvendo, e você não pode conjurar uma Aura como Sixth Sense sem um alvo legal. Mesmo que você esteja conjurando a criatura e ela vai entrar no campo de batalha em breve, você ainda não a tem, então você não pode legalmente conjurar Sixth Sense.



Q: Quando eu decido usar ou não My Laughter Echoes após eu acionar outro esquema? Se eu acionar Power Without Equal, eu posso ver o card que comprarei antes de decidir se o farei novamente?

A: Infelizmente, você não pode. A forma como os esquemas funcionam faz com que a habilidade de My Laughter Echoes precise ser resolvida antes da habilidade do esquema que você acabou de acionar para que tudo ocorra corretamente, portanto você precisa decidir antes se usará My Laughter Echoes antes de ver os resultados da habilidade do esquema original.

Um esquema não-contínuo que não é a fonte de uma habilidade na pilha é posto imediatamente no fundo do grimório de esquemas— isso significa que um esquema desaparece praticamente de imediato após sua habilidade ser resolvida. Para que se possa ver os resultados da habilidade, ela precisa ser resolvida, portanto se você faz com que a habilidade de My Laughter Echoes resolva por último (e consequentemente decidindo se irá copiar ou não após ver os resultados) o esquema já terá ido embora no momento em que a habilidade de Echoes foi resolvida, o que significa que você não pode acioná-la novamente.





Tudo que é, foi, e será tem nada mais que uma causa.
Q: Because I Have Willed It reduz o custo de Baleful Strix?

A: Infelizmente, não. Reduzir um custo em uma quantidade de mana genérica apenas pode reduzir custos que incluem mana genérica, e o custo de mana de Baleful Strix não inclui.




Q: Nightscape Familiar reduz o custo de uma mágica que é azul e vermelha, como Slave of Bolas, em ?

A: Não. Nightscape Familiar não pergunta separadamente por mágicas azuis e mágicas vermelhas—ele pergunta a cada mágica que você conjura uma única questão de sim-ou-não "Você é azul ou vermelha?", e então aplica a redução se a resposta for "Sim."

Compare o Familiar com algo como Grand Arbiter Augustin IV, que de fato reduz o custo de mágicas multicoloridas em —Augustin tem duas habilidades separadas, uma que reduz o custo de mágicas brancas e outra que reduz o custo de mágicas azuis, e uma mágica que é azul e branca naturalmente se qualifica para as duas reduções.



Q: Obsidian Fireheart diz que o terreno continua queimando depois que Fireheart deixa o campo de batalha. E se o seu controlador perde o jogo?

A: Nem mesmo a morte do controlador do Fireheart vai fazer com que o terreno afetado pare de queimar. Obsidian Fireheart diz que o terreno afetado ganha a habilidade de queimar enquanto tiver um marcador de labareda, então é exatamente a duração da habilidade. Não importa nem um pouco o que acontece com o Fireheart ou seu controlador no ínterim—enquanto aquele terreno existir no campo de batalha e possuir um marcador, continuará queimando



Q: Quando eu escolho uma cor para Sudden Demise?

A: Você escolhe uma cor conforme a mágica resolve; se seus oponentes querem responder ao Sudden Demise, eles saberão o valor de X (porque você escolheu ele conforme conjurou a mágica), mas não que cor você planeja escolher—sinta-se livre para usar essa oportunidade para semear caos e confusão entre eles.





Q: Eu dei para meus oponentes, For Each of You, a Gift, mas então eu matei um daqueles jogadores. O que acontece com o "presente" daquele jogador?


A: Não faz sentido desperdiçar um presente perfeitamente bom—sinta-se livre para redistribuí-lo como desejar! A ficha era obrigada a atacar o jogador inexistente "se apta", mas ela obviamente não pode atacar um jogador que não existe mais, então esse requerimento não faz mais nada, e a ficha agora está livre para atacar a quem você desejar.



Q: O que acontece com o ataque das fichas de For Each of You, a Gift se Gideon Jura usa sua primeira habilidade? O que elas atacam?

A: As fichas definitivamente devem atacar se aptas, mas você escolhe se elas atacam Gideon Jura ou os respectivos jogadores a quem foram "presenteadas".

Gideon impõe um requerimento em cada criatura que você controla. "Essa criatura deve atacar Gideon Jura". Mas cada uma dessas fichas já está afetada por um requerimento: "Essa ficha deve atacar (esse jogador)". Já que há dois requerimentos mutuamente exclusivos em funcionamento aqui, você escolhe qual você quer cumprir.



Q: Se meus oponentes ataca com Inferno Titan e Sun Titan, que habilidade desencadeada acontece primeiro? O dano é causado antes que ele volte uma permanente, ou o contrário?


A: Acontece da forma que eles preferirem (mas naturalmente, qualquer que seja a ordem que eles escolham, suas tentativas lamentáveis de derrubar seu reinado de terror não os beneficiarão). Em jogos com turnos compartilhados como Archenemy, se múltiplas habilidades desencadeadas controladas por jogadores na mesmo equipe desencadeiam ao mesmo tempo, elas são colocadas na pilha na ordem que aquela equipe desejar.



E com isso, o artigo de hoje chega ao fim. Aproveitem os spoilers de Hora da Devastação, e estejam ligados novamente semana que vem para mais uma empolgante edição do Inserção Craniana!

- Callum Milne


About the Author:
Callum Milne is a Level 2 judge from British Columbia, Canada. His home range is Vancouver Island, but he can be found in the wild throughout BC and also at GPs all along the west coast of North America.


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!