Published on 05/29/2017

Hora da Despedida

Cranial Translation
简体中文 Deutsch English Español Français Italiano


Note: This article is over two years old. Information in this article may be out of date due to subsequent Oracle and/or rules changes. Proceed with caution.


E como eles estão cansados.
O segundo sol está se aproximando e as Horas estão chegando perto. Eu comecei escrevendo para o Cranial Insertion em Maio de 2012, tomando o lugar do antigo escritor Brian Paskoff. E agora, cinco anos depois, esse artigo em Maio de 2017 é meu último; por algum tempo eu venho tendo menos e menos tempo para dedicar tanto ao CI quanto ao meu trabalho como juiz, então vou me aposentar de ambos neste mês.

Gostaria de fazer uma pausa aqui para agradecer Eli Shiffrin — que me promoveu do L1 para o L2 a muito tempo atrás, e ajudou a me tornar um nerd de regras — e outros bons companheiros que me envolveram nisso. Foi um bom passeio, mesmo que seja hora de guardar meu teclado e passar para outras coisas.

Enquanto isso, se você tem alguma dúvida de regras (em inglês) o resto do time do CI ainda vai estar aqui para responder elas para você; você pode nos enviar usando o útil botão de "Email Us", enviando um email para moko@cranialinsertion.com , ou tweetando para @CranialTweet!



Q: Eu ouvi dizer que existe um combo infinito que você pode fazer com Devoted Druid e Vizier of Remedies. Como ele funciona?

A: Você vira Devoted Druid para gerar mana, então paga o custo para desvirar ele. Então vira para gerar mana, e paga o custo de desvirar ele. Então repete quantas vezes quiser.



Q: Mas eu achava que não poderia pagar o custo se aquilo que está no custo não pudesse acontecer! Como quando você quer conjurar Invigorate e alguma outra coisa diz que seu oponente não pode ganhar vida?

A: É verdade que se o jogador não puder ganhar vida (como pelo efeito de Skullcrack), você não pode fazer eles ganharem vida como uma maneira de pagar o custo alternativo de Invigorate. E se você controlasse uma Melira, Sylvok Outcast você não poderia desvirar o Devoted Druid usando sua habilidade, já que seria impossível botar um marcador de -1/-1 no Devoted Druid para pagar o custo.

Mas Vizier of Remedies não te proíbe de botar marcadores de -1/-1 em coisas, então ele não interfere com sua habilidade de pagar o custo da habilidade do Devoted Druid. Ao invés, ele modifica o número de marcadores que serão colocados no Devoted Druid. Quando for ocorrer, o número de marcadores colocados no Druid acabam sendo zero, o que significa que não há limite no número de vezes que você pode usar sua habilidade de desvira-lo, logo não há limite na quantidade de mana que você pode produzir.



Q: Posso matar o Druid em resposta? Ou eu tenho que matar o Vizier?

A: Você pode responder à habilidade de desvirar do Devoted Druid (mas não à habilidade de produzir mana; como todas as habilidades de mana, ela não usa a pilha). Entretanto, independente de qual parte do combo você tente matar, a habilidade de desvirar do Devoted Druid pode ser ativada novamente em resposta, e a nova ativação vai resolver primeiro, desvirando o Druida, e permitindo que o combo continue.



Q: Estou com 8 de vida e controlo duas Death's Shadows. Meu oponente conjura Swords to Plowshares em uma delas. O que acontece?

A: A Death's Shadow que foi alvo da Swords to Plowshares é exilada e você ganha 5 de vida (já que ela era 5/5). Isso faz com que sua outra Death's Shadow se torne 0/0 (já que você está com 13 de vida agora) e morra imediatamente.




Não é meu estilo.
Q: Minha oponente tem quatro tipos de cards em seu cemitério e conjura Traverse the Ulvenwald. Eu posso responder com Scarab Feast para fazer ela conseguir buscar somente um terreno básico?

A: Se isso diminuir o número de tipos de cards no cemitério de sua oponente para menos de quatro, então sim. Traverse the Ulvenwald conta tipos de cards quando ele resolver, não quando ele é conjurado, e determina seu efeito naquele momento. Se algo que você faz alterar o número de tipos de cards, o efeito de Traverse the Ulvenwald será alterado de acordo.



Q: Meu oponente conjura Past in Flames e eu quero anulá-la, e depois usar Surgical Extraction para exilá-la. Existe uma maneira de que eu possa fazer isso sem dar oportunidade para recapitular a mágica?

A: Se não tiver mais nada envolvido, então não; assim que sua anulação resolver e Past in Flames for posto no cemitério de seu oponente, ele terá a chance de agir em seguida e pode recapitular Past in Flames (o que vai movê-la do cemitério para a pilha). A única saída é caso você faça com que algo mais vá para a pilha antes de você conjurar sua anulação; assim a pilha não estará vazia depois de sua anulação resolver, e não será legal recapitular Past in Flames (já que é um feitiço).



Q: Eu ativo Aetherworks Marvel e acho Ulamog, the Ceaseless Hunger. Meu oponente virou três manas para usar Disallow na habilidade desencadeada de Ulamog, e então conjura Torrential Gearhulk para usar Disallow no Ulamog. Isso é legal?

A: Sim. Primeiro, Disallow é conjurado dando alvo na habilidade desencadeada. Disallow resolve, anula a habilidade e é posto no cemitério. Então os jogadores recebem prioridade novamente, e seu oponente pode (assumindo que tenha mana o suficiente) conjurar Torrential Gearhulk; ele resolve, entra no campo de batalha e sua habilidade desencadeia, dando a ele a oportunidade de conjurar Disallow de seu cemitério dando alvo em Ulamog.



Q: Se eu ativar Aetherworks Marvel e achar outro Aetherworks Marvel, eu posso conjurar ela?

A: Sim. Quando ela resolve, você vai escolher uma Marvel para ficar e uma para colocar em seu cemitério (como Marvel é lendária, você só pode controlar uma por vez). Ambas terão sua habilidade desencadeada e você receberá dois marcadores de energia.



Q: Meu oponente conjurou Gonti, Lord of Luxury e escolheu um card do topo de meu grimório. Então eu matei Gonti. Meu oponente ainda pode conjurar o card exilado?

A: Sim, e eles podem gastar mana como se fosse de qualquer tipo para conjurar o card. Diferente de algumas habilidades que só funcionam enquanto o card com a habilidade está no campo de batalha, Gonti diz especificamente que seu efeito vai durar enquanto o card permanecer exilado, o que significa que ele continua a funcionar mesmo que o Gonti não esteja por perto.



Q: Meu oponente conjura Magma Spray dando alvo no meu Relentless Dead. Se eu sacrificar ele para Kalitas, Traitor of Ghet em resposta, meu Relentless Dead ainda será exilado?

A: Não. Primeiramente, no momento em que você sacrifica Relentless Dead, Magma spray ainda não resolveu e nenhum de seus efeitos aconteceram ainda. E como Relentless Dead não está mais no campo de batalha, Magma Spray será anulado pelas regras do jogo quando tentar resolver (pois seu alvo agora é ilegal).



Q: Eu posso jogar uma Gruul Turf no meu primeiro turno? O que acontece se eu o fizer?

A: A habilidade de Gruul Turf diz para retornar "um terreno que você controla" para a mão de seu dono, e você controla um terreno: Gruul Turf! Então você retorna ele para sua mão e então pronto.



Q: Posso anular Ulamog, the Ceaseless Hunger com Turn Aside?

A: Não; A magia ulamog não tem nenhum alvo (nenhuma magia de permanente além de Auras tem alvos). A única coisa que dá alvo é sua habilidade desencadeada, mas como ela é uma habilidade e não uma magia, Turn Aside não pode fazer nada sobre a habilidade desencadeada também.



Q: Se eu conjurar Collected Company e pegar um Chief of the Foundry e uma Walking Ballista, a Ballista sobrevive?

A: Sim. Ambas as criaturas entram no campo de batalha simultaneamente durante a resolução de Collected Company. Então após Collected Company terminar de resolver, as ações baseadas no estado checam e vêem que a Balista é 1/1, então ela sobrevive.




Nerds de regras antigas nunca morrem…
Q: Se eu tenho um card com Consequências no meu cemitério como Commit // Memory, como ele conta para Delírio?

A: Em seu cemitério ele tem dois tipos de card, então qualquer coisa contando tipos de card verá no mínimo dois.



Q: Se eu animo Hissing Quagmire, e então uso Rishkar, Peema Renegade para colocar um marcador nele, ele permanece com o marcador depois que deixar de ser uma criatura?

A: Sim; nada nas regras causa a remoção de marcadores de uma permanente apenas porque um efeito acabou. Então assim que o turno acabar, Hissing Quagmire será um terreno com um marcador +1/+1 sobre ele. Se você ativá-lo novamente mais tarde, o marcador terá o efeito apropriado e tornará o Quagmire um 3/3.



Q: Aven Mindcensor pode afetar a habilidade de Aetherworks Marvel?

A: Não. Cards são extremamente literais em sua escrita: Mindcensor apenas afeta uma procura, e Aetherworks Marvel não faz com que se procure, porque não utiliza a palavra "procure". Ele apenas faz com que o jogador olhe alguns cards em seu grimório e escolha um.



Q: Se eu usar a segunda habilidade de Relentless Dead para voltar um Diregraf Colossus para o campo de batalha, o Colossus ganha um marcador por si próprio?

A: Sim. Diregraf Colossus tem um efeito de substituição que modifica como ele entra no campo de batalha; para fazer isso, ele tem que determinar o número de marcadores antes de Colossus estar no campo de batalha. Já que o lugar que ele está antes disso é o cemitério, e o Colossus é um zumbi, ele vai se contar.



Q: Se eu usar a habilidade de Loucura de um card como Fiery Temper, isso vai desencadear Thing in the Ice?

A: Sim; apesar de você estar conjurando Fiery Temper de uma zona incomum, você ainda está o conjurando e ainda é uma mágica instantânea ou um feitiço, então a habilidade desencadeada de Thing in the Ice irá desencadear.



Q: Se eu ativar a habilidade de Dread Wanderer para devolvê-lo para o campo de batalha quando eu tenho um card na mão, e em resposta ativar Cryptbreaker para comprar um card, o Dread Wanderer ainda volta?

A: Sim. Dread Wanderer restringe apenas quando você pode ativar sua habilidade, que significa pagar o custo para colocar a habilidade na pilha. Depois que você tiver feito isso, não importa mais quantos cards você tem na mão.



Q: Se meu oponente pergunta o quão grande está meu Tarmogoyf, eu tenho que responder?

A: Se você está jogando em Nível de Aplicação de Regras Regular (FNM e a maioria dos eventos nas lojas), sim, você tem que responder de forma completa e verdadeira. Se você está jogando em Nível Competitivo (PPTQs e outros eventos com premiações significativas), você pode se recusar a responder ou dar uma resposta incompleta (como dizer apenas alguns dos tipos de cards no seu cemitério e não todos), desde que tudo que você diga seja verdade. Em Nível Competitivo, a maioria das coisas que requer contagem ou cálculo é colocada numa categoria de informação na qual você não é obrigado a ajudar seu oponente a determinar, e a única restrição para a sua resposta é que você não pode mentir diretamente.




Isto é tudo que eu tenho para essa edição, então obrigado por ler, e não se esqueça de voltar para futuros artigos do resto da equipe CI.

- James Bennett


About the Author:
James Bennett is a Level 3 judge based out of Lawrence, Kansas. He pops up at events around Kansas City and all over the midwest, and has a car he can talk to.


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!