Published on 11/28/2016

Não vá atrás da queda dos planos

Cranial Translation
简体中文 Deutsch English Español Français Italiano Pусский


Note: This article is over two years old. Information in this article may be out of date due to subsequent Oracle and/or rules changes. Proceed with caution.


Essa não era a "perseguição de planos"
que nós tínhamos em mente...
No início tinha Planechase, e era estranho mas também divertido. Depois veio Planechase edição 2012, então tanto a estranheza quanto a diversão aumentaram. Agora é hora de Planechase Anthology, e quer melhor coisa para relaxar do que uma volta pelo melhor que o multiverso pode oferecer abastecido pelo dado-planar após um grande jantar de Ação de Graças?

Já que estamos falando disso, essa semana vamos focar em questões dos três produtos Planechase, mas não se preocupe! Se você tem uma questão de regra (sobre Planechase ou outros sets) queimando em seu cérebro, você pode sempre conseguir uma resposta para ela no conveniente botão "Email Us", enviando um email para moko@cranialinsertion.com , ou tweetando para @CranialTweet.




Q: OK, então em que formatos esses cards são legais?

A: Vintage e Legacy, além de qualquer outro formato em que eles já eram legais. Produtos suplementares ou reimpressão de produtos como os sets Planechase, sets Masters e outros do tipo não adicionam novos cards para o Standard ou Modern; só expansões padrões fazem isso. Qualquer card de tamanho normal, com borda preta ou branca oficialmente lançado pela Wizards of the Coast, independente de qual tipo de produto ele foi lançado, é legal para jogar Vintage ou Legacy (a menos, é claro, que ele esteja na lista de banidas ou restritas destes formatos).



Q: Se eu controlo Surto da Tempestade Bélica e conjuro Ogre Ameaçador, quanto de dano o Ogro causará?

A: Aí depende! A habilidade desencadeada de Surto da Tempestade Bélica irá causar dano baseado no poder do Ogro no momento em que a habilidade desencadeada de Surto da Tempestade Bélica resolver. Se você escolher resolver a habilidade do Ogro primeiro (você controla ambas habilidades, então a ordem de como elas irão resolver é de sua escolha), potencialmente 5 de dano se o Ogro ficar mais forte. Caso contrário, somente 3.



Q: Se eu controlo dois Soberano de Glen Elendras, cada um recebe +2/+2?

A: Com certeza! O soberano tem duas habilidades: uma dá bônus para criaturas pretas e a outra dá bônus para criaturas azuis. Se uma criatura for preta e azul ao mesmo tempo, então ela recebe os dois bônus, logo os dois soberanos vão crescer para 4/5.



Q: Se eu controlo Soberano Pírico e conjuro uma Hélice de Raios, eu também vou ganhar bônus duplo?

A: Sim sim. Como Hélice de Raios é vermelha e branca ao mesmo tempo, ela vai fazer com que ambas as habilidades desencadeadas do Soberano Pírico desencadeiem. Você vai ganhar um total de 6 de dano e 6 de vida, o que não é nada mal por apenas duas manas!



Q: Eu conjuro Arremessar e controlo apenas uma criatura; se meu oponente matar ela em resposta, o que acontece com Arremessar? É anulado?

A: O que você está descrevendo não é possível: sacrificar uma criatura é um custo para conjurar Arremessar, e nenhum jogador pode interromper ou responder quando alguém está pagando custos. Então na hora que seu oponente teria a oportunidade de responder ao Arremessar, a mágica já foi paga por completo e a criatura já está no cemitério.



Q: Eu tenho uma criatura encantada com Umbra de Felidar e meu oponente acabou de conjurar Vingança de Akroma. A minha criatura morre?

A: Não senhor. Vingança de Akroma tenta destruir tudo ao mesmo tempo, mas o efeito da Umbra - por mais que ela seria destruida - interfere e salva a criatura encantada.



Q: Se o plano atual é Turri Island e eu pago por um Elemental de Hera, quão grande a criatura ficará?

A: Ela entrará com 6 marcadores. Quando você conjura uma mágica com em seu custo de mana, primeiro escolha um valor para X e use esse valor para determinar o custo, depois aplique quaisquer efeitos que aumentam ou reduzem o custo, e então pague qualquer que for o resultado. Então comece com X=6, coloque ele no custo de manda para conseguir , depois subtraia por conta defeito de redução de custo da Turri Island's e você consegue X=6 tendo pago somente .




Lembre-se de nunca desperdiçar
Suas cartas planares
Q: Eu não entendo Ilha Contaminada e os outros terrenos contaminados; como todos eles produzem mana preta, isso não significa que eu sempre controlo um Pântano e posso sempre usar suas habilidades?

A: Apesar de um Pântano produzir mana preta, nem tudo que produz mana preta é um Pântano. Um terreno só é um Pântano se o subtipo "Pântano" aparecer em sua linha de tipos (a linha que está abaixo da arte). Como os terrenos contaminados não tem esse subtipo impresso neles, eles não são pântanos e não funcionam consigo mesmos.



Q: Eu ataco com Elemental do Tornado e ele é bloqueado por um 3/3. Eu posso causar 3 de dano ao bloqueador e 3 ao meu oponente?

A: Não. Apesar da habilidade do elemental parecer um pouco com atropelar, ela não funciona da mesma maneira: atropelar deixa você atribuir o dano em excesso (o que você tiver sobrando depois de atribuir o dano letal à todos os bloqueadores) ao jogador defensor ou planinauta. Elemental do Tornado não te da essa opção, e é tudo ou nada. Então você pode ou causar 6 de dano ao bloqueador, ou 6 de dano ao seu oponente, mas não pode dividir entre eles.



Q: Eu controlo uma Fonte Santificada, uma Sacrário Ateísta, uma Fundição Sagrada, um Jardim do Templo, um Túmulo Aquático, um Bueiros de Vapor, um Charco da Procriação, uma Cripta de Sangue, uma Tumba Abandonada e um Solo Pisoteado, e mais nenhum terreno, então eu conjuro Última Forma. O que ocorre?

A: Você controla quatro terrenos de cada tipo de terreno básico, então o oponente alvo perde 8 pontos de vida, 4 de dano é causado à criatura alvo, você ganha 4 fichas de Saprófita, você ganha 8 de vida e você compra 4 cards depois descarta 4 cards.



Q: Se eu tenho uma Fractured Powerstone no meu deck em um campeonato Legacy, e eu ativo a segunda habilidade, o que acontece?

A: Nada. Em um jogo que não é de Planechase, não é possível rolar o dado planar, então você ignora todas as ações impossíveis no efeito da habilidade e faz… nada. Se é esse o objetivo, eu posso sugerir uma Null Rod ao invés disso?



Q: Se eu tenho Forja de Aço Negro e mana o suficiente para ativar a minha Porta para o Nada, isso significa que eu posso matar um jogador por turno?

A: Só se você arrumar uma maneira de trazer a porta de volta do seu cemitério. Indestrutível só para duas coisas: ser destruido por dano ou ser destruido por efeitos que usam a palavra "destroi". Uma permanente indestrutível ainda pode ser sacrificada, exilada, morrer por causa da regra da lenda, morrer por ter resistência menor ou igual a 0, ou qualquer outra forma que uma permanente pode deixar o campo de batalha, então a porta ainda vai ser sacrificada como um custo de ativar a sua habilidade, como se você não controlasse a Forja.



Q: Se eu quero tomar cinco de dano por algum motivo, (por exemplo, para que o meu Manobra do Capitão cause algum dano), eu posso conjurar Intimidar e escolher para que dê dano a mim?

A: Claro! Intimidar diz "qualquer jogador" pode escolher tomar 5 de dano, e você é um jogador, então mesmo que seja estranho, você pode fazer essa escolha.



Q: O card Comandante de Guerra Morto-vivo dá bônus para si mesmo?

A: Sim senhor. Apesar de que muitos "lordes" (criaturas que dão bônus para todas criaturas de um certo tipo) ou geralmente não são do mesmo tipo que eles afetam, ou especificam que eles só afetam outras criaturas daquele tipo, o Comandante de Guerra Morto-vivo é diferente. Então ele fará dele mesmo um 3/2.



Q: Eu conjuro Brecha na Quilha escolhendo destruir um encantamento, mas o plano atual é Izzet Steam Maze. Eu posso usar a cópia para destruir um artefato?

A: Izzet Steam Maze deixa você escolher um novo alvo para a cópia, mas não um novo modo. Então você só pode destruir outro encantamento.




Não cobra uma taxa de bagagem,
mas reclama sobre o peso extra.
Q: Se eu tenho um Elemental Espinhoso e uma Umbra de Felidar, eu posso simplesmente pagar na hora que eu quiser para fazer duas saprófitas?

A: Não exatamente. Se a Umbra não está no Elemental, e você paga para mover a Umbra, então a habilidade do Elemental Espinhoso vai desencadear e vai fazer fichas. Mas se a Umbra já está anexada no Elemental, então você vai precisar mover ela para alguma outra criatura e de volta para o Elemental — ela não se torna "anexada" múltiplas vezes se permanecer no mesmo lugar.



Q: Se o cemitério do meu oponente está vazio, eu ainda posso ativar Advogado dos Magi-Anuladores e não devolver nada?

A: Não. Para conjurar uma mágica ou ativar uma habilidade, você PRECISA escolher todos os alvos necessários na hora da ativação. Então se o seu oponente não tem pelo menos dois cards no cemitério que você possa dar alvo, então você não pode ativar a habilidade do Advogado.



Q: Quando eu ataco com Nefashu, já que diz "até cinco" alvos, eu posso escolher a mesma criatura cinco vezes para dar -5/-5 para ela?

A: Uma mesma criatura (ou jogador, ou objeto de jogo) só pode ser escolhido como alvo uma vez para cada ocorrência da palavra "alvo" no texto de uma mágica ou habilidade. Já que a habilidade de Nefashu só usa a palavra "alvo" uma vez, uma única criatura só pode ser escolhida uma vez como alvo para a habilidade desencadeada, então você não consegue dar mais que -1/-1 para uma única criatura.



Q: O card Astral Arena me impede de usar a habilidade de Ninjutsu?

A: Astral Arena apenas faz com que você possa declarar apenas uma criatura como atacante; isso não previne outras criaturas de serem colocadas no campo de batalha atacando depois da declaração de atacantes. Então você pode ninjar seu oponente o quanto você quiser, desde que ele ou ela nunca bloqueie!



Q: Quais são as regras em relação ao uso de celulares durante um torneio? Eu já ouvi coisas diferentes e contraditórias e agora eu não sei ao certo o que eu posso fazer.

A: Se você estiver jogando em um torneio com Nível de Aplicação de Regras Competitivo ou Profissional, então você não pode acessar seu celular e quaisquer dispositivos eletrônicos capazes de armazenar informações, comunicar com outras pessoas ou acessar a internet, enquanto você estiver jogando sua partida, fazendo escolhas de cards em um draft ou construindo uma pool de deck selado. Em torneios de Nível de Aplicação de Regras regular, você não pode acessar um dispositivo para obter conselhos ou informações estratégicas significantes sobre sua partida.

Mas se você estiver preocupado, pergunte ao Juiz Mor do torneio antes de pegar o seu celular durante uma partida; o Juiz Mor pode criar restrições adicionais, ou simplesmente proibir completamente o uso de aparelhos eletrônicos, de acordo com o seu julgamento.




Isso é tudo por agora, mas apareça de novo semana que vem para um novo artigo de Inserção Craniana!

- James Bennett


About the Author:
James Bennett is a Level 3 judge based out of Lawrence, Kansas. He pops up at events around Kansas City and all over the midwest, and has a car he can talk to.


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!