Published on 01/13/2014

Os Pilares Nevados de Hércules

ou, Segunda Treze

Cranial Translation
Deutsch English Español Français Italiano Pусский


Note: This article is over two years old. Information in this article may be out of date due to subsequent Oracle and/or rules changes. Proceed with caution.


Nova-Inglaterra Nevada
As alegrias de escrever para o futuro: A Tempestade de Inverno Hercules está a acabar de passar por Nova Inglaterra enquanto escrevo isto, mas isso será notícias antigas quando lerem o artigo. Por outro lado, os montes de neve com a altura de dois andares ainda estarão aqui. (Atualização DO FUTURO: Sim, estão sim senhor.) Eles ainda estavam aqui na última primavera quando me mudei para cá. Quem quer um granizado diretamente da estrada?

De qualquer modo, agora é a época de Born of the Gods, onde vamos ver se uma cópia do Hércules aparece algures. De um modo ou de outro, apreciem as novas e excitantes cartas, mas lembrem-se: vamos abster-nos de responder a questões acerca das novas cartas até as Notas de Lançamento serem publicadas ou até haver uma declaração oficial acerca de alguma interação. Tal como com todas as edições novas, as regras estão em mudança.


Se tiverem questões entretanto, enviem-nas para moko@cranialinsertion.com , tweetem-nos @CranialTweet, ou concentrem-se profundamente e perguntem-nos telepaticamente. As duas primeiras terão resposta garantida, a última poderá na mesma ter uma resposta mas do Cthulu. Aqui estão algumas das que nos enviaram durante a semana passada!




Q: O meu oponente conjura Caminho para o Exílio fazendo alvo na Kira, Grande Vitro-Fiandeiro e em seguida conjura um segundo também com alvo na Kira. Se eu mudar o alvo para o Desprezador de Mágica, a habilidade da Kira desencadeia ou ele é exilado?

A: A habilidade da Kira desencadeia e salva o teu Desprezador de Mágica. Ao contrário do heroico, que desencadeia "toda a ver que conjurar uma mágica que tenha como alvo isto", a habilidade da Kira desencadeia "sempre que isto se torna alvo". Essa diferença é significativa: a habilidade da Kira não se importa se a mágica foi conjurada ou como a criatura se tornou o alvo. Como se tornou o alvo de algum modo, pumba, desencadeia!



Q: Posso ativar uma Caverna Mutável para atacar após ver o que o meu oponente dá de comer ao Demônio da Profanação?

A: Podes com certeza. O jogo não avança da etapa de Início de Combate para a etapa de Declaração de Atacantes sem que ambos os jogadores recebam prioridade e passem com a pilha vazia. Quando tiveres prioridade, simplesmente ativas a Caverna em vez de passar e terás um pequeno Demónio Geleia Deus com o qual atacar.



Q: O meu oponente disse algo acerca de ficar vivo com 0 de vida até mais tarde no turno. De que está ele a falar?

A: Ele está a referir-se ao passado distante, quando havia moxes por tudo quanto era lado, e o Dragão de Shiva era uma boa carta. Antes das mudanças de regras da Sexta Edição, só se perdia por ter 0 de vida no final das fases de jogo. Felizmente, isso foi removido e perder o jogo por ter 0 de vida foi alinhado com todas as outras ações baseadas no estado, e agora perde-se o jogo por não ter vida assim que a ação baseada no estado acontece - geralmente será a seguir a uma mágica/habilidade resolver ou imediatamente a seguir ao dano de combate ser causado.



Q: O meu Familiar do Juiz tem um Jato de Magma a vir em direção à sua cara. Se eu o sacrificar, com alvo no Jato de Magma e o meu oponente pagar , ainda pode fazer a vidência?

A: Nope. O Jato escapa à tentativa da ave de o anular, mas o seu único alvo é ilegal. Isso significa que quando vai para resolver, fica todo triste e é anulado em vez de resolver. Tal como qualquer mágica que é anulada, nenhum dos seus efeitos acontece, incluindo a vidência.




Nope, ainda não é útil.
Q: Posso usar Acelerar e Tratamento de Traços para fazer um Gary drenar vida igual à devoção a vermelho?

A: Assim que uma habilidade desencadeia, existe na pilha independentemente da sua fonte. Mesmo que conseguissem convencer o Gary a vender uma cor diferente de flor, a habilidade desencadeada vai continuar a procurar por símbolos de mana preta.



Q: Se o meu oponente comprar antes de desvirar, perdeu a oportunidade e agora não pode desvirar, certo?

A: Desvirar para o turno não é opcional. Ele ainda desvira as permanentes dele. Num torneio, isto pode ou não acarretar uma penalidade devido a ele ter feito as coisas fora de ordem, mas seria excecionalmente raro encontrar-se um caso em que retroceder o jogo até a etapa de desvirar não seria a solução correta.



Q: Uma Bomba de Catraca sem marcadores destrói uma Caverna Mutável atacante?

A: A Caverna sobrevive. Ela pode ser uma criatura Papa-formigas Rebelde, mas ainda é um terreno. A Bomba de Catraca só rebenta permanentes que não sejam terreno, portanto não vai tocar na Caverna.



Q: Que acontece se eu fizer Desgastar // Rasgar num Elixir da Imortalidade em resposta à sua ativação? Posso sequer fazê-lo?

A: Podes fazê-lo - o custo da habilidade é algum mana e virá-lo. Ainda está no campo de batalha enquanto a sua habilidade ativada está na pilha. Contudo, quando resolve, pega no cemitério do seu controlador (que agora contem aquela carta do Elixir) e a si próprio (que já não existe, por isso esta parte é ignorada) e baralha-os no grimório do dono. Não vais conseguir muito nesta situação, uma vez que o Elixir acaba na mesma no grimório.



Q: Se eu ativar a habilidade [+1] do Jace, Arquiteto do Pensamento, jogar um segundo e escolher manter esse e depois ativar o [+1] do novo Jace, vão ambas as habilidades funcionar e dar -2/-0 aos atacantes?

A: Isso funciona. Podes ativar a habilidade do segundo Jace uma vez que as habilidades de lealdade são monitorizadas com o critério de ser uma-vez-por-turno e uma vez por permanente, não uma vez por jogador ou uma vez por tipo de planeswalker. Cada Jace cria uma habilidade desencadeada retardada para cada criatura atacante, enche a pilha, e assim que o pó assenta, as criaturas atacantes terão todas -2/-0.



Q: Se fizer alvo duas vezes numa só criatura com dois Lição do Guerreiro, compro duas cartas?

A: Sim! Isto tem o mesmo resultado que com os Jaces acima exceto o facto de ser uma habilidade que a criatura tem duas vezes em vez de duas habilidades desencadeadas retardadas a flutuar no vazio: Temos duas habilidades desencadeadas à espera de desencadear, e cada uma desencadeia independentemente, embora tenham o mesmo texto.



Q: Pode uma Ashiok, Tecedor de Pesadelos gastar dez marcadores de lealdade no [-X] para ir buscar uma Hidra Talha-bruma onde X é 8?

A: Ele/Ela/Essa coisa não pode fazer isso. Não estás a conjurar a mágica, portanto não é feita a escolha do valor de X. Isso faz com que X seja igual a 0, portanto o custo de mana convertido é apenas 1. O/A Ashiok só pode tirar 1 marcador para ir buscar a Hidra, e ela entra como uma pequena Hidra 0/0 o que é adorável mas tem uma esperança de vida igual à de um personagem de Game of Thrones.



Q: Uma vez que a habilidade desencadeada da Jeleva, Nephalia's Scourge diz que posso conjurar um feitiço, isso quer dizer que tenho que esperar até depois do combate para o conjurar?

A: Nope - não podes esperar mesmo que queiras! Quando um efeito de uma mágica ou habilidade em resolução diz que se pode conjurar uma mágica sem especificar uma duração (como a Chandra, Piromestra faz), tens que conjurá-la imediatamente ou não podes conjurar nunca. Felizmente, não existe nenhuma regra que diga que não podes conjurar um feitiço durante a fase de combate. Normalmente não se podem conjurar porque não existe nenhuma regra que diga que se pode, mas também não existe nenhuma regra que diga que não se pode atacar com o grimório. As regras de Magic são permissivas em vez de restritivas: Podemos fazer o que diz nas regras, não se pode fazer nada que não esteja descrito, e depois as cartas adicionam novas regras, permissões ou restrições.



Q: se conjurar um segundo Tymaret, Rei do Assassinato, posso usar o primeiro para atirar ao meu oponente antes de ter que perder um?

A: As ações baseadas no estado são verificadas imediatamente antes de qualquer jogador receber prioridade. Sem a prioridade, não podes tomar nenhumas ações voluntárias tal como ativar o Tymaret. Quando finalmente recebes prioridade, as ações baseadas no estado já mandaram um Tymaret para o cemitério, e assim sendo não vai lá estar para ser carne para canhão do Tymaret #2. Se viste o Regresso ao Futuro Parte II, verás que isto é mesmo o melhor.



Q: Quando tenho que descartar cartas até ficar apenas com sete?

A: Só quando a tua etapa de limpeza começar. Podes ter mais de sete cartas em qualquer outra altura sem problema nenhum, incluindo durante a tua fase principal, a tua etapa final (antes da etapa de limpeza começar), a etapa de limpeza do teu oponente, e assim em diante. Embora seja muito improvável, se conseguires de algum modo comprar uma carta durante a etapa de limpeza, há outra etapa de limpeza a seguir e terás que descartar até ter só sete cartas de novo, antes de acabar o turno.




Pobre Juan.
Q: Eu controlo Experimento Um e conjuro Caçador Reverente. Há maneira de empilhar os desencadeamentos para que o Experimento evolua?

A: Não há, mas isso é só porque só existe uma habilidade desencadeada! O evoluir tem uma cláusula "se" interveniente, portanto essa condição tem que ser verdadeira na altura que desencadeia e na altura que resolve. Se não for verdadeira quando resolve, a habilidade não faz nada; se não for verdadeira quando o evento que a podia desencadear acontece, já nem desencadeia. Uma vez que a habilidade de adicionar marcadores do Caçador Reverente é uma habilidade desencadeada (nota-se pela palavra "quando" em vez de "entra no campo de batalha com" como podemos ver na Hidra Talha-bruma), só é uma 1/1 quando entra.



Q: O Sugador de Dízimo ganha-me vida extra quando extorque?

A: Nope. O vínculo com a vida só se importa com dano, e o extorquir causa perda de vida, não dano. Sim, pequenos detalhes como este importam mesmo no jogo. Sim, pode ser frustrante por vezes!



Q: As fichas de Bando de Ratos contam para a minha devoção a preto?

A: Embora as fichas normalmente não tenham custo de mana, fichas que são cópia de algo têm. O custo de mana de um objeto é um dos seus muitos valores copiáveis. Fichas que sejam cópias do Bando de Ratos terão custo de mana de e vão ser contados pelo Érebo ou Mercadores Cinzentos sem problemas.



Q: se um Soldado do Panteão bloquear um Ceifador das Selvas com toque mortífero, o toque mortífero ainda acontece embora o dano seja prevenido?

A: Para que o toque mortífero se aplique, o dano tem mesmo que ser causado - ao contrário das Górgonas "reais", simplesmente olhar para uma face a face não é suficiente para transformar o nosso Soldado em pedra. (Fui pago para ir até a Grécia testar esta comparação, para que os estagiários não tenham ficado pedrados em vão.) Com o dano prevenido pela proteção, o toque mortífero não faz nada.



Q: Quimera do Horizonte e Escorpião de Grama são ambos bloqueados por Quimera Costeira. Posso atribuir-lhe 1 de dano do Escorpião, e depois os 3 de dano da Quimera ao jogador?

A: Quando é altura de atribuir o dano de combate, podemos atribuí-lo conforme quisermos - 1 ao bloqueador, 3 ao jogador, 27 à lua. Depois disso, o jogo verifica se a atribuição é válida e diz "Hmmm, a lua? A sério? Vai para casa jogado, estás bêbado." Neste caso, assumindo que não atribuis dano nenhum à lua e atribuis 1 de dano do Escorpião ao bloqueador e 3 de dano da Quimera ao jogador, o jogo verifica se esta atribuição é legal. E o que vê é dano letal (1 de uma fonte com toque mortífero) atribuído ao bloqueador, e uma criatura com atropelar cujo bloqueador já foi atribuído dano letal a atribuir dano ao jogador defensor, portanto marca a atribuição como legal.



Q: Depois de uma Graça do Anjo resolver, posso ativar um Griselbrand ou continuar a fazer Até Enjoar abaixo de 0 de vida?

A: O Até Enjoar faz com que percas vida, e podes continuar a perder vida até chegar a um total de pontos de vida muito, muito negativo. Repara que apenas continuas a repetir um processo que causa que percas vida; não estás a pagar vida. Isto é importante porque o Griselbrand, por outro lado, pede que pagues vida. Não podes pagar o que não tens, portanto não podes ativar a habilidade dele com menos de 7 de vida.



Q: Tenho dois Talassido Caçador de Fortuna desvirados, e quero fazer alvo nos dois com Amarras Ocultas mas não os virar - posso fazer isso?

A: Quando algo pede alvos e diz que "podes" afeta-los, esse "podes" é escolhido na resolução. Mesmo que não tivesses intenção nenhuma de fazer algo no alvo, tens que o escolher quando conjuras a mágica, o que desencadeia o heroico. Na resolução, simplesmente dizes "Nah, não quero virá-lo, quero bater-te com ele!"



Q: A Agulha Medular para as habilidades do Ætherling, ou elas são todas habilidades de mana?

A: Nenhuma delas é habilidade de mana. Lembrem-se, uma habilidade de mana é uma habilidade que produz mana (com outras limitações que surgem muito raramente), não uma habilidade que custa mana.



Oh, olhem, a neve está a transformar-se em paredes gigantescas de neblina e nevoeiro tão densas que já não consigo ver o ecrã do portátil! Acho que isto quer dizer que está na hora de arrumar por esta semana. Juntem-se a nós na próxima semana para mais docinhos em forma de regras, e vemo-nos de novo depois dos Deuses Nascerem.

Até a próxima e que as vossas condições climatéricas sejam agradáveis!

- Eli Shiffrin


About the Author:
Eli Shiffrin is currently in Lowell, Massachusetts and discovering how dense the east coast MTG community is. Legend has it that the Comprehensive Rules are inscribed on the folds of his brain.


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!