Published on 12/23/2013

A véspera do dia que tem a noite de Consoada

Quase... lá...

Cranial Translation
Deutsch English Español Français Italiano Pусский


Note: This article is over two years old. Information in this article may be out of date due to subsequent Oracle and/or rules changes. Proceed with caution.


A contar o tempo até que a Terra rode uma vez mais à volta do seu eixo
Olá a todos e bem-vindos a mais uma edição da Cranial Insertion. Se estás a ler este artigo no dia em que for para o ar (e porque é que não estarias?), o dia de hoje é o dia que é o dia antes do dia que fica mesmo antes do dia que é o melhor dia do mundo! Pode não ser uma data festiva só por si, mas já deve haver por aí uns docinhos ao alcance do grosso da população em geral, por isso quando digo que a data festiva está tão próxima que já lhe podes saborear a proximidade, estou a falar a sério.

Mas todo esse saborear pode tornar a espera mais difícil, por isso, para te ajudar a passar o tempo e distrair-te de estares obsessivamente a olhar para o relógio, nós aqui na Cranial Insertion trouxemos-te uma pilha fresca de questões diretamente da nossa caixa de correio e da feed do twitter. Como sempre, se estiveres interessado que nós respondamos às tuas questões, envia-las para esses locais; o nosso endereço de email é moko@cranialinsertion.com e a nossa conta de Twitter é @CranialTweet. Receberás uma resposta e a tua questão poderá vir a ser publicada numa edição futura.



Q: Duas semanas atrás, aprendemos que ao destruir um Emissário de Érebo em resposta à sua habilidade não impedirá a criatura encantada de receber +2/+2. O que acontece se, em vez do Emissário, é a criatura encantada que é destruída?

A: Nesse caso, a habilidade enquanto resolve vê que o Emissário de Érebo é atualmente uma criatura solitária e não uma aura, por isso dará ao Emissário +2/+2.



Q: Se tenho um terreno com múltiplas Contatos no Submundo posso ativar apenas uma ou o efeito é cumulativo?

A: Uma pessoa pensaria que por possuir muitas Contatos com o Submundo dar-te ia mais informações que alguém com apenas uma, mas acontece que não é o caso. A habilidade concedida por cada Contato é independente das outras, por isso só podes ativar uma dessas habilidades de cada vez. Só uma carta para ti.



Q: Posso Agraciar alguma coisa no meu Monitor do Perímetro?

A: Infelizmente não. Em ordem a agraciar uma criatura em algo, tens que começar a conjurá-la, mas não o podes fazer porque é uma criatura e o Monitor do Perímetro impede-te de o fazeres.



Q: Eu faço um Amuleto Azorius numa das criaturas do meu oponente para o topo do grimório, e a seguir ele conjura um Jato de Magma e faz Vidência. Uma das duas cartas do topo vai para o fundo. Consigo saber se ele mantém no topo a criatura que eu lá coloquei?

A: Não, não sabes. Só sabes quantas cartas foram postas no fundo (se alguma), mas a não ser que o teu oponente se sinta generoso o suficiente para partilhar a informação contigo, essa será toda a informação que vais ter.




Embora mais ninguém pareça se importar.

Q: Num jogo de multiplayer, se eu temporariamente ganhar controlo de uma criatura com metamorfose voltada para baixo do meu oponente, posso mostrar aos outros jogadores o que é?

A: Certamente. Como controlas a criatura podes olhar para ela, e podes sempre partilhar qualquer informação a que tenhas acesso legalmente com outros jogadores se quiseres.



Q: Eu activo o Mago de Guilda de Vizkopa durante o meu turno, faço umas coisas e passo. O meu oponente fica completamente virado para fazer algumas coisas durante a minha etapa final. Assim que o faça, se eu fizer uma Espadas em Arados no meu próprio Avatar de Serra, será que a habilidade do meu Mago de Guilda ainda é desencadeada, ou a sua duração já expirou?

A: A habilidade do Mago de Guilda de Vizkopa produz uma habilidade desencadeada atrasada que fica por aí até o corrente turno estar terminado. Não expirará até ao turno do teu oponente começar, por isso sente-te à vontade de fazer uma Espada na tua própria criatura e fazer o teu oponente chorar baba e ranho.



Q: Eu faço Turn to Frog num Soldado do Panteão. Pode o sapo resultante levar embora as restantes cópias do Soldado com uma Esfera de Detenção?

A: Sim. A Esfera de Detenção apenas tem como alvo uma permanente, mas exila todas as outras com o mesmo nome que essa permanente também, e essas não são alvo de nada. Por isso, se a Esfera exila uma sapo chamado Soldado do Panteão, vai também exilar os outros ainda humanos Soldados do Panteão, mesmo que eles próprios não sejam alvos legais para essa habilidade.



Q: Se eu matar um Rageblood Shaman com um Divine Verdict depois de declarar um ataque mas antes de declarar bloqueadores, isto impedirá que tudo tenha atropelar?

A: Sim. A habilidade do Xamã do Sangue Irado apenas se aplica enquanto ele está no campo de batalha. Assim que morre, deixa de dar atropelar aos Minotauros do teu oponente. E o jogo só se importa se algo tem atropelar quando a etapa de dano de combate está a começar e o dano está a ser assignado. Algo que costumava ter atropelar mas agora não tem não atropelará nada.

Nem o terás que fazer antes de declarar bloqueadores—remover o Xamã em qualquer instante antes da etapa de dano de combate funcionará.



Q: O meu oponente controla um Avatar de Serra (com 11 de vida), uma Vingança Perseguidora e um Colosso Sangue Quente. Ele sacrifica o Colosso. A habilidade da Vingança Perseguidora é desencadeada porque o Avatar de Serra morre?

A: É sim senhor! Os jogadores perdem vida como parte do dano ser dado, por isso imediatamente depois do dano ser dado ao teu oponente ele ficará a 5 de vida e terá uma Vingança Perseguidora e um Avatar 5/5, ambos com 6 de dano marcado. Ambas as criaturas morrem simultaneamente e a Vingança vê o Avatar a morrer ao mesmo tempo que ela própria, por isso a sua habilidade é desencadeada.


Q: Vamos assumir que sou atacado por um Bando de Ratos 5/5 e um Espectro do Véu da Noite. Tenho uma Caverna Mutável que é uma criatura, uma Lança de Heliode e duas Planícies, todas desviradas. Posso mandar o Bando para a frente da Caverna Mutável (chump block) e depois do dano, antes do terreno morrer, virá-lo para usar a Lança no Espectro do Véu da Noite?

A: Nem por isso. Se bloqueares o Bando não serás capaz de destruir o Espectro porque uma vez que o dano de combate for assignado no início da etapa de dano de combate, a tua Caverna Mutável morrerá de dano letal antes de teres uma chance de fazer o que quer que seja.

Poderias virar a tua Caverna Mutável para dar mana durante a etapa de declarar bloqueadores, mas isso não te ajudará aqui porque não haverão alvos legais para a habilidade da Lança até o dano tiver sido dado e a mana seria esvaziada da tua reserva assim que a etapa de declarar bloqueadores acabar.



Q: Eu controlo um Círculo de Histórias tendo escolhido "verde". O meu oponente controla uma Aldeia nas Copas e conjura uma Chuva de Pedras alvejando a minha Planície desvirada. Posso gerar mana em resposta e ativar o Círculo de Histórias para prevenir dano da Aldeia, mesmo que o meu oponente ainda não a tenha animado?

A: Não. Podes ativar a habilidade do Círculo se quiseres, mas não podes prevenir dano de uma aldeia inanimada. Precisas de escolher uma fonte verde no instante que a habilidade do Círculo está a resolver e enquanto que a Aldeia eventualmente possa vir a tornar-se verde em algum ponto do turno, ela ainda não é verde agora, por isso não é uma escolha legal.



Q: É possível anular um Crioclasma com um Medalhão da Aurora já que te dá dano? Ou deve dizer "jogador alvo" para ser considerado uma "mágica que te tenha como alvo"?

A: Mágicas e habilidades apenas fazem alvo se especificamente tiverem a palavra alvo. (Verifica o texto de lembrete para cartas com habilidades chaves.) O Crioclasma diz "Planície ou Ilha", e é só isso—não está a alvejar o jogador alvo, apenas o terreno. Infelizmente não podes usar o Medalhão da Aurora.



Q: O ciclo de Refúgio de Lorwyn's (eg. Cume dos Ventos Velozes) deixa-te jogar a carta exilada sem restrições de quando o fazer se a condição tiver sido correspondida?

A: As regras normais de quando podes jogar feitiços não se aplicam porque se o fizessem os terrenos com refúgio não funcionariam de todo—normalmente não podes jogar nada durante a resolução de uma habilidade. Por isso força aí e joga feitiços durante o turno do teu oponente e encantamentos durante a tua fase de combate se quiseres.

No entanto, se houverem restrições sobre quando possas jogar o feitiço, essas ainda se aplicam. Se a carta é uma Ficar Quite, apenas a poderás jogar se cada um dos teus oponentes controla cada um mais criaturas do que tu. Se é uma Batalhão de Talara, apenas a podes conjurar de tiveres conjurado mais alguma mágica verde neste turno. E aí por diante.

Se a carta for um terreno, só a poderás jogar se for o teu turno e ainda não tiveres jogado o teu terreno este turno.




Se não lhe cantarmos graças ninguém o fará.
Q: Se eu tiver uma Tempestade de Possibilidade e um Elemental Nivmagus, posso conjurar um Choque, responder à habilidade desencadeada por ativar o Elemental e ainda ter a carta da Tempestade de Possibilidade?

A: Absolutamente. A habilidade desencadeada do encantamento tenta exilar qualquer mágica que conjures, mas não se importa se sucedes ou não: podes escavar no teu grimório pela próxima carta do mesmo tipo e conjurar o que encontrares.



Q: Eu uso um Escraviza-Mentes em alguém em Commander e ele tem o seu comandante na mão. No turno dele posso escolher colocá-lo de volta na zona de comando se o descartar de alguma forma?

A: Apenas se o deixares. Enquanto controlas outro jogador fazes todas as decisões de jogo por ele (exceto se ele concede ou não). Isto inclui a decisão de por o seu Comandante na zona de comando em vez de no cemitério ou no exílio. Por isso, se quiseres que ele ponha o comandante na zona de comando, poderás fazê-lo. Ou podes forçá-lo a colocá-lo no cemitério. Aquilo que tu quiseres.




Q: Se eu usar um Chainer, Mestre da Demência para reanimar um Érebo, Deus dos Mortos e a minha devoção a preto descer abaixo dos 5, o Érebo ainda é um pesadelo até a minha devoção voltar a 5 outra vez?


A: Sim, o Érebo ainda será um Pesadelo até se tornar numa criatura outra vez. O efeito da habilidade do Chainer não acaba quando o Érebo deixa de ser uma criatura: ela continua lá mesmo que não consiga fazer nada. Quando o Érebo voltar a ser uma criatura, a habilidade estará pronta e à espera de voltar à ação.[/c]



Q: Se eu copiar uma Renascimento Rastejante teria que escolher um novo tipo de permanente com a cópia?

A: Basicamente que terias que o fazer, porque a Renascimento Rastejante não te deixaria um tipo de carta até estar no processo de resolução—nada foi escolhido para o original ainda porque não resolveu. A tua cópia resolver primeiro e deixa-te escolher um tipo para devolver e apenas mais tarde o original resolveria e deixaria o seu controlador escolher um tipo para devolver.



Q: Eu tenho um Prestador de Habilidades com um Flamíneo Brilhalma no topo do meu grimório. Uso a habilidade 3 vezes para ter alguma mana e conjuro um Renascimento Pernicioso para colocar outro Flamíneo Brilhalma do meu cemitério para o topo. Posso usar a "nova" habilidade mais 3 vezes e gerar mais mana?

A: Sim. Em qualquer ocasião que a carta do topo do teu grimório mude de zona ou fique escondida por alguma razão, não importa o quão brevemente, e depois fica re-revelada, é considerada um novo objeto pelo jogo. A carta do topo do teu grimório mudou, por isso é um novo objeto (por muito parecido que seja com o objeto antigo), o que significa que o teu Prestador está agora a pedir emprestada uma nova habilidade que ainda não foi ativada neste turno.




Q: ...E se eu tivesse usado um Tampo de Adivinhação do Sensei em vez de um Renascimento Pernicioso?

A: Temo que desta vez não. Enquanto que a carta do topo do teu grimório é considerado um novo objeto se ficar escondido e depois re-revelado, o Tampo de Adivinhação do Sensei não o esconde. Tecnicamente o Flamíneo ainda está no topo do teu grimório e ainda revelado se estiveres a olhar para as três do topo.

A teu Prestador só terá uma nova habilidade se conseguires activar o Top para mostrar um segundo Soulbright Flamekin e colocar esse no topo em vez do antigo. Em termos práticos isto requer que mantenhas o Flamekin original separado das outras duas cartas para que possas provar que tens na verdade um segundo e que não estás a fazer batota.)



Q: Porque é que a Conduíte da Alma não me deixa trocar os totais de vida de dois oponentes se tiver em jogo um Érebo, Deus dos Mortos?

A: Porque definir um total de vida para um valor particular funciona por ter outro jogador ganhar ou perder a quantidade de vida correspondente, o que significa efetivamente que a habilidade do Érebo diz "É impossível que os totais de vida dos teus oponentes subam."

Como é impossível que aumentem, a parte da troca onde o total de vida de um dos teus oponentes suba é impossível, e se parte de uma troca foi impossível, toda ela é impossível, por isso nada acontece.



Q: A Charneca Estéril foi impressa várias vezes com a moldura moderna das cartas. Isso quer dizer que é legal no formato de Modern, certo?

A: Infelizmente não. O formato de Modern consiste de todas as cartas impressas em Coleções Básicas e em Expansões a partir de Oitava Edição (todas as que usam a moldura moderna), mas edições adicionais e produtos especiais (como Commander, From the Vault ou Duel Decks) não contam, independentemente de quando foram impressos ou qual for a moldura de carta que tenham.



Q: Disseram-me que posso jogar uma Bola de Fogo com muitos alvos mas com X=0 para desencadear com segurança as habilidades das minhas criaturas heroicas de uma só vez. Isto está certo? Eu pensava que se estivesses a dividir dano entre vários alvos, todos teriam que receber pelo menos um de dano. Qual é a diferença?

A: Foste instruído corretamente, em ambos os aspetos. Podes usar a Bola de Fogo para desencadear as tuas criaturas heroicas sem lhes dar dano, e se estás a dividir dano entre alvos tudo o que estás a alvejar tem que receber pelo menos um.

O truque aqui é que tu não estás a dividir dano desta vez! A Bola de Fogo faz a sua própria divisão automaticamente (automágicamente?), e não se importa de todo se realmente está a dar dano a algum dos seus alvos.



Q: Num artigo prévio, disseram que não era possível escolher uma criatura indestrutível como a vítima de um Drop of Honey se (e apenas se) há outra criatura com igual poder no campo de batalha. Porquê é que isso acontece e porque é que é diferente de alvejar uma criatura indestrutível com um Homicídio?

A: A diferença entre a Drop of Honey e uma mágica como o Homicídio é aquilo que escolhes. Com a Drop of honey, estás a escolher "algo para destruir", mas com o Homicídio estás a escolher "algo como alvo".

Para ilustrar a diferença vamos olhar para um exemplo, usando o Konda, Senhor de Eiganjo, uma ficha de Elefante 3/3 e a Fera de Caça Primal de um oponente.

Quando jogas o Homicídio, o jogo deixa-te escolher um alvo para ele. Nesse ponto o jogo não sabe ou não se importa acerca do que o Homicídio poderá querer mais tarde fazer com a coisa que escolheste como alvo—tudo o que sabe é que o Homicídio requer que escolhas uma criatura. Por isso ele faz-te escolher uma. É-te dada uma escolha de "Escolher o Konda", "Escolher o Elefante" ou "Escolher a Fera de Caça Primal".

Escolher o Konda é uma ação possível, escolher o Elefante é uma ação possível, por isso podes escolher um deles. Escolher a Fera já não é uma opção possível graças à resistência à Magia, por isso não a podes escolher. Se escolhes o Konda, mais tarde quando o Homicídio tenta resolver, o jogo tenta seguir as instruções, verifica que é impossível, encolhe os ombros e prossegue porque não há nada mais que possa fazer.

Quando a habilidade da Drop of Honey resolve, não há alvos envolvidos. A escolha que te é dada em vez disso é "Escolhe destruir o Konda", "Escolhe destruir o Elefante" ou "Escolhe destruir a Feral de Caça Primal". Destruir o Elefante é uma ação possível e destruir a Fera é uma ação possível por isso podes escolher uma delas. No entanto, destruir o Konda não é uma ação possível porque é indestrutível, por isso não a podes escolher.


Desculpem rapaziada, mas o Daxos não sobreviveu ao corte para o artigo desta vez.


A razão pela qual a Drop of Honey tenta destruir coisas indestrutíveis se não há nada mais com poder igual ou inferior na mesa é simples: a Drop of Honey apenas de tá a escolha se há mais do que uma criatura no campo de batalha empatado com o menor poder. Se há apenas um a Drop não te dá hipóteses—apenas tenta destruir essa criatura e se for indestrutível... bom, temos pena, nada acontece.



E é tudo por hoje, rapaziada, por isso juntem-se a nós na próxima semana, quando o James retornará com o último artigo do ano, mesmo a tempo para a Véspera da Passagem de ano!

Até lá, boas férias, e um ainda melhor ainda-não-estou-de-feŕias-mas-estou-quase-lá!

- Callum Milne


About the Author:
Callum Milne is a Level 2 judge from British Columbia, Canada. His home range is Vancouver Island, but he can be found in the wild throughout BC and also at GPs all along the west coast of North America.


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!