Published on 11/11/2013

Este Artigo É-vos Trazido Pelo Número 11

Cranial Translation
繁體中文 Deutsch English Español Français Italiano Pусский


Note: This article is over two years old. Information in this article may be out of date due to subsequent Oracle and/or rules changes. Proceed with caution.


Feliz Dia dos Veteranos!
Cumprimentos e bem vindos à nova edição da Cranial Insertion. Hoje é o décimo primeiro dia do décimo primeiro mês de 2013, que não é apenas uma apelativa aliteração de números, mas é também uma importante data na história. Nesta data em 1918, os Aliados da Primeira Guerra Mundial e a Alemanha assinaram o armistício, para acabar com as hostilidades da guerra, assim esta data é comemorada em vários países como o Dia do Armistício, Dia da Memória ou Dia dos Veteranos. Claro que aqui na Cranial Insertion nós comemoramos o dia da mesma forma que comemoramos qualquer outro dia: Respondendo a perguntas sobre regras de Magic!

Se tiveres quaisquer perguntas que pretendes ser respondidas, por favor envia-as para moko@cranialinsertion.com ou manda um tweet para @CranialTweet. Receberás uma pergunta directa e a tua questão poderá aparecer numa futura edição, possivelmente acompanhada por um trocadilho muito fraquinho ou uma referência de cultura popular demasiado obscura.




Q: Posso continuar a ativar a habilidade do Armistício se controlar Érebo, Deus dos Mortos?

A: Certamente! Quando ativares a habilidade, tudo o que importa é se podes fazer alvo ao teu oponente, o que é sempre possível, a não ser que o teu oponente tenha resistência à magia, manto ou uma habilidade similar. O facto do teu oponente ser incapaz de ganhar vida não o torna um alvo ilegal para a habilidade do Armistício. Quando a habilidade resolve, faz o máximo que pode, o que significa que vais comprar uma carta na mesma enquanto o teu oponente não ganha nada com isso



Q: É necessária uma Montanha básica para o Acorrentado às Rochas? Posso usar o encantamento com um Portão da Guilda Boros?

A: Não precisas de uma Montanha básica para o Acorrentado às Rochas, mas precisas mesmo de uma Montanha e a habilidade de produzir mana vermelha não transforma algo numa Montanha. Um terreno é uma Montanha, se tiver o subtipo Montanha na sua linha de Tipo, mas podes ter que usar o texto do Oráculo para ter a certeza. Montanha é uma Montanha, é uma Montanha, e Fundição Sagrada é uma Montanha, logo o Acorrentado às Rochas pode encantar qualquer um desses. O Portão da Guilda Boros é um Portão, que não é suficientemente escarpado para o Acorrentado às Rochas.



Q: : Tenho uma pergunta de seguimento da questão 8 do artigo da semana passada: Se a minha devoção a preto for 3, posso usar Reviver Cadáver num Érebo, Deus dos Mortos e mantê-lo?

A: Sim, isso funciona. Nesse caso, a tua devoção a preto é 5 logo que o Érebo regressa ao campo de batalha, logo é uma criatura em qualquer altura que o Reviver Cadáver tenta anexar-se ao Érebo e é novamente lindo e maravilhoso, desde que te mantenhas suficientemente devoto ao preto.



Q: Se eu controlar uma Guardião da Ilha de Evos, que quantidade de mana tenho de pagar para agraciar um Arconte Celestial numa criatura?

A: Na altura em que determinas o custo total da mágica, o Arconte Celestial não é uma mágica de criatura com voar; é uma mágica de não criatura com voar. Como tal, não se habilita ao desconto do Warden, logo tens de pagar .



Q: Suponhamos que eu controlo uma criatura encantada com Provação de Niléia e o meu oponente destrói a criatura. Isto vai desencadear a habilidade "Quando sacrificar Provação de Niléia"?

A: Boa tentativa, mas não. Uma Aura que não esteja anexada a qualquer lado é simplesmente colocada no cemitério do dono. Mesmo que isto pareça exatamente como um sacrifício, não é, logo a habilidade não é desencadeada.



Q: Suponhamos que eu exilo uma carta com cifrar como Amarras Ocultas com Jeleva, Nephalia's Scourge, conjuro-a com o "quando Jeleva ataca" e depois cifro-a na Jeleva. Posso conjurar a carta novamente, turnos mais tarde, quando a Jeleva atacar novamente?

A: Não, isso não vai funcionar. A frase "uma carta de instantânea ou feitiço exilado com ela" na habilidade que desencadeia no ataque da Jeleva apenas se refere a cartas que tenham sido exiladas com a sua habilidade de entrada no campo de batalha. Logo que conjures o Hidden Strings com a habilidade desencadeada pelo ataque, ela vai para a pilha, sem memória de ter sido exilada pela Jeleva. Mesmo quando a carta voltar para o exílio para ser cifrada pela Jeleva, não é mais a carta que foi exilada pela habilidade dela de entrada no campo de batalha, logo a habilidade desencadeada pelo ataque não encontrá-la e conjura-la.



Q: Existe alguma diferença entre o Tajic, Blade of the Legion que diz "Tajic, Blade of the Legion é Indestrutível" e os Deuses de Theros como Heliod, God of the Sun onde apenas está "Indestrutível"?

A: Não existe qualquer diferença entre o Tajic e o Heliod. Na altura em que o Tajic foi impresso, indestrutível não era uma palavra-chave de uma habilidade; era uma qualidade de uma permanente, e o Tajic tinha a habilidade que assegurava que teria essa qualidade. Desde aí, indestrutível passou a ser uma palavra-chave de uma habilidade. Os Deuses de Theros foram impressos com a palavra-chave da habilidade e o Tajic recebeu errata para que o seu texto no Oráculo diga apenas "Indestrutivel".




Sonhador Obscuro Daxos
Q: O meu comandante é Daxos of Meletis e ele atinge o meu oponente, exilando uma carta preta do seu baralho. Posso conjurar aquela carta mesmo que o meu comandante não seja preto?

A: Sim, isso funciona. As regras de comandante dizem que não podias por aquela carta no teu baralho, mas não estas a tentar fazer isso e se estivesses a tentar gerar mana preta, ela iria se tornar incolor, mas também estás a tentar fazer isso. Podes simplesmente gerar a quantidade de mana de qualquer tipo apropriada e depois conjurar a carta preta exilada enquanto finges que alguma da mana que criaste é preta.



Q: Então, se o Daxos exilar um Esguicho de Fogo do baralho do meu oponente, posso fazer com que cause dano tanto a criaturas voadores, como a não voadoras, gerando e gastando como se fossem ?

A: Não. Os efeitos "Como se fosse" só te permitem rejeitar a realidade e criar uma nova, com um propósito muito específico e explícito. No caso do Daxos, este propósito é pagar o custo da carta exilada como se a tivesses a conjurar. Para qualquer outro propósito, a verdadeira realidade continua em efeito. Quando o Esguicho de Fogo resolve, vê que não pagaste ou para o conjurar, fazendo um monte de nada.



Q: O meu oponente controla uma criatura 4/4 indestrutível e eu causo-lhe 3 de dano com Golpe Relampejante. Se eu depois conjurar um Amuleto Golgari dar-lhe dar -1/-1, isto vai mandar a criatura para o cemitério?

A: Não, não vai. Alguns efeitos -X/-X vão enviar criaturas indestrutíveis para o cemitério, mas isso é porque eles levam a resistência da criatura a 0 ou menos. Nesta situação, a resistência da criatura é ainda superior a 0. É uma 3/3 com 3 de dano, logo dano letal, mas ignora o dano letal por ter indestrutível.



Q: Se eu usar Resgatar do Submundo para devolver uma criatura, essa criatura pode atacar no turno em que volta?

A: Só se tiver ímpeto. De outra volta, vai precisar de algum tempo para se adaptar a ter sido puxada de uma dimensão infernal indiscritível. O Resgatar do Submundo devolve a criatura e o seu salvador na tua fase de manutenção, que acontece depois do início do teu turno, logo não as controlavas no momento em que o teu turno começou e elas estão sujeitas à regra de "enjoo de invocação".



Q: Eu controlo um Micoloth com 12 contadores +1/+1 e copio-o com Kiki-Jiki, o Estilhaçador de Espelhos. O que é que eu recebo?

A: Recebes uma ficha de Micoloth que se parece exatamente como um Micoloth que saiu diretamente de um booster: Um 4/4 sem contadores nele. Isto acontece porque os efeitos de cópia só copiam o que está impresso na carta (com muito poucas excepções, nenhuma que se aplique aqui). Em particular, os 12 contadores do original não são copiados. No entanto, a cópia também a habilidade de devorar, portanto se tiveres criaturas que possas dispensar, podes dar-lhe alguns contadores para ele também.



Q: Pode uma Hibridação Veloz destruir um Sátiro Abençoado que esteja a agraciar outra criatura?

A: Não. Enquanto o Sátiro Abençoado estiver a agraciar, não é uma criatura, logo não pode ser alvo da Hibridação Veloz.



Q: Pode uma Bomba de Catraca destruir um Caverna Mutável animado?

A: Não. Uma Caverna Mutável animada é um terreno e uma criatura e a Bomba de Catraca apenas destrói permanentes que não sejam terrenos. Uma vez que a Caverna Mutável é um terreno, não pode ser uma permanente que não seja terreno, assim a Bomba de Catraca deixa-o em paz.




Lua. Gloriosa Lua.
Cheia, cheiinha, avermelhada lua.
Q: Eu controlo uma Caverna Mutável, animo-a e ataco o meu oponente com ela. O meu oponente controla Linha de Força da Antecipação, conjura uma Lua Sangrenta. A minha Caverna Mutável deixa de estar a atacar?

A: Não, o teu oponente tem agora uma Montanha furiosa a caminho. Por muito que o efeito da Lua Sangrenta retire as habilidade do Mutavault, ela não retira o efeito que a resolução da habilidade de aminação já criou anteriormente. A tua Caverna Mutável continua a ser uma criatura 2/2 com todos os tipos de criatura e o efeito da Lua Sangrenta apenas vai adicionar o subtipo de Montanha à mistura. A Caverna Mutável não deixa de ser uma criatura, logo não há razão para que deixe de continuar a atacar.



Q: Controlo Fornalha de Rath e ataco com Companheiro de Garruk, que é bloqueado por 3 fichas 1/1. Posso atropelar as fichas para mais 3 de dano ao meu oponente?

A: Não. O efeito de duplicação de dano da Fornalha é apenas aplicado quando o dano é causado. Antes do dano ser causado, ele tem de ser atribuído e o processo de atribuição de dano não sabe ou quer saber do efeito de duplicação do dano. Assumindo que pretendes matar os três bloqueadores, vais ter que atribuir 1 de dano a cada um deles, e é todo o dano q podes atribuir, logo não tens mais dano que possas atribuir ao teu oponente.



Q: Bem, se eu controlar um Crânio-Marreta que está anexado a uma ficha de Germe, e o meu oponente faz com que o germe saia de fase com Ondulação da Realidade. Ele afirma que o meu Crânio-Marreta vai com ele e permanece fora de fase durante o resto do jogo. Isto é verdade?

A: Tenho pena, mas sim. Existem dois tipos de Alternância: direta e indireta. Alternância direta ocorre quando algo alguma coisa sai de fase ela própria ou algo lhe diz para sair de fase. Alternância indireta acontece quando uma coisa está anexada a outra coisa e essa coisa sai de fase e o objeto que saiu de fase indiretamente só regressa em conjunto com a outra coisa. Na situação que descreveste, o Crânio-Marreta sai de fase indiretamente porque o Germe sai de fase, mas a ficha deixa de existir logo que sai de fase, assim o Crânio-Marreta perde a boleia de volta à realidade e fica preso no estado fora de fase.



Q: Se eu controlar Merieke Ri Berit, roubar o comandante do meu oponente, e depois fizer o blink com Desvio Nebular, ele pode colocar o seu comandante na zona de comando para me impedir de roubar permanentemente aquela criatura?

A: O teu oponente pode movê-lo para a zona de comando, mas ele vai continuar a ter de regressar para o campo de batalha sob teu controlo. O Desvio Nebular pode ver o comandante para a primeira zona para que vai devido a ter sido exilado, desde que seja uma zona pública – o que é o caso da zona de comando – e o Desvio Nebular não diz que se importa a respeito de que zona é essa.



Q: Se eu jogar uma partida de 2HG e o jogo acabar num empate devido a algo como um Terremoto que foi letal para toda a gente, isto faz com que a a partida termine num empate ou temos de fazer outro jogo para decidir a partida?

A: Teriam de fazer outro jogo. Tal como num duelo, que é uma corrida até às duas vitória onde os empates não contam para este objetivo, uma partida de 2HG é uma corrida para a vitória num jogo e os jogos empatados não contam para este objetivo. Se ainda existir tempo na ronda, podem fazer outro jogo.

Q: Podemos fazer sideboard para esse segundo jogo?

A: Não. Primeiramente, nos torneios de formatos construídos de 2HG, os sideboards não são permitidos. Em torneios de Limitado em 2HG, a equipa partilha um sideboard que consiste em todas as cartas que receberam para o torneio e que não façam parte dos seus baralhos, mas ainda assim não é possível realizar o sideboard porque as Magic Tournament Rules não incluem este passo nos procedimentos anteriores ao jogo. O propósito para este sideboard é apenas realisticamente relevantes para torneios de REL Regular sem listas de baralho, onde existem permanente construção, que significa que é permitido que melhores o teu baralho entre as rondas.




E é tudo para que temos tempo hoje. Até à próxima!

- Carsten Haese


About the Author:
Carsten Haese is a former Level 2 judge based in Toledo, OH. He is retired from active judging, but he still writes for Cranial Insertion and helps organize an annual charity Magic tournament that benefits the National MS Society.


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!