Published on 11/04/2013

Uma presença de Comandante

Cranial Translation
Deutsch English Español Français Italiano Pусский


Note: This article is over two years old. Information in this article may be out of date due to subsequent Oracle and/or rules changes. Proceed with caution.


Tens de a respeitar.
Sim, chegamos aquela altura do ano, pelo menos em alguns paises, em que somos comandados a mudar a hora dos relógios para poupar energia. E na semana passada foi o Halloween, em que nos comandam para vestir mascaras, dar guloseimas aos miudos que nos vêm a porta. Ah, sim... e já se pode comprar os novos decks de Commander 2013 O que nos leva a um novo e fresco episódio do Cranial Insertion, onde — pelo teu comando — vamos responder a uma semana de perguntas!

Como sempre, se tiveres questões, sugerimos, não mandamos que as envies por email pelo botão "Email US", enviando um email para moko@cranialinsertion.com , ou um tweet @CranialTweet.




Q: Então, como posso matar um True-Name Nemesis?

A: Oh rapaz. "Proteção de X ", em Magic até este ponto, queria dizer: previne todo o dano que seria dado por um X, não pode ter X encantado, não pode ser bloqueado por X, e não pode ser alvo de um X. O que o "X" pode ser varia, mas as vezes as regras precisam de definir especificamente o que quer dizer; por exemplo, Progenitus' "protecção de tudo" quer dizer essencialmente que previne todo o dano pro Progenitus, Progenitus não pode ter nada encantado nele, e não pode ser bloqueado por nada e não pode ser o alvo de nada.

True-Name Nemesis introduz a nova variante de protecção de jogador, o que basicamente quer dizer que adiciona "por uma fonte controlada por esse jogador" a definição usual. Então isto quer dizer que previne todo o dano de fontes controladas por esse jogador, não pode ter nada desse jogador a encanta-lo, não pode ser bloqueado por nada controlado por esse jogador e não pode ser o alvo de nada controlado por esse jogador.

Mas apesar disso restringir o que podes fazer para lidar com um True-Name Nemesis, ainda podes mata-lo. Destruição e dano que não faça alvo funciona, por exemplo, Cókera de Deus, ou Praga Fabricada nomeando Merfolk. Até se pode usar algo como
Humildade ou Estrago Repentino para remover a habilidade de protecção e depois o matar.

Mas não te esqueças que se conseguires explodir um True-Name Nemesis, nada vai tirar o cheiro a peixe da mesa.



Q: Ok, mas e se eu tiver alguma maneira de o matar instantaneamente em resposta à habilidade desencadeada de escolher o jogador? Posso fazer isso, certo? Ou posso anular quando o meu oponente anuncia o alvo?

A: Não é bem assim. A escolha de jogador não é uma habilidade desencadeada, e não é uma escolha de alvo feita enquanto True-Name Nemesis está a ser conjurado. É um efeito de substituição que modifica como o True-Name Nemesis entra no campo de batalha. O que quer dizer que a escolha não é feita antes, não usa a pilha e não pode ser respondida; podes anular o True-Name Nemesis enquanto é uma mágica na pilha, mas tens de o fazer antes do jogador ser escolhido. E se o deixares resolver e entrar no campo de batalha, não vais ter nenhuma hipotese de fazer alguma coisa até que a escolha seja feita e a protecção estar activa.




Q: E então um efeito como o Defletir? Se o meu oponente conjura uma mágica de remoção numa das minhas criaturas, posso rederecionar para o seu True-Name Nemesis?

A: Podes! o Defletir só muda o alvo da mágica, portanto nada que tu controles está a fazer alvo no Nemesis neste caso. Depois, no entanto, não te esqueças de agradecer ao teu oponente por se ter livrado do Nemesis ; é também educado oferecer ajuda para limpar as entranhas de peixe.



Q: E se eu activar a habilidade +1 da Vraska, a Oculta, e depois o True-Name Nemesis atacar e lhe der dano?

A: Isso funciona, também. A habilidade desencadeada retardada criada pela Vraska não faz nada que a protecção impeça, então o Nemesis será
rapidamente eliminado (no entanto, não desaparecerá sem deixar cheiro).



Q: Eu tenho Oloro, Ageless Ascetic como meu comandante. Ganho 4 de vida em cada etapa de manutenção quando ele está na minha zona de comando?


A: Parte do estilo de vida dos asceticos é fazer com menos, e Oloro não é uma excepção. A não ser que a habilidade diga o contrário, ou que apenas faça sentido de outra zona, uma habilidade de permanente só funciona enquanto está no campo de batalha. A terceira habilidade desencadeada do Oloro diz que funciona da zona de comandante, portanto só funciona lá (e em mais nenhum sitio). A sua primeira habilidade não diz nada de especial, portanto funciona só no campo de batalha. Simirlamente, a sua segunda habilidade só funciona no campo de batalha, e não conseguirás pagar para drenar os teus oponentes e comprar uma carta enquanto ele está na zona de comandante.




Q: Digamos que tenho um Oloro no campo de batalha. Na minha etapa de manutenção eu ganho 2 de vida; posso pagar para que cada um dos meus oponentes perca 2 de vida e eu compre 2 cartas?


A: Mais uma vez: ascético! Quando uma magica ou habilidade está a resolver e tens a opção de pagar para algum efeito, só podes fazer uma vez o pagamento a não ser que seja dito o contrário. Oloro não te diz o contrário (não diz por exemplo, "tu podes pagar qualquer quantidade de mana" e comprar qualquer quantidade de cartas enquanto que os teus oponentes percam essa quantidade de vida), portanto só podes pagar exactamente , e cada oponente vai perder exactamente 1 de vida, e vais comprar 1 carta.




Uma mistura entre um comandante e um veado?
Q: Ouvi dizer que Opal Palace ia ser banido fora de formatos Commander uma vez que não faz nada. É verdade?

A: Ambas as partes disto são falsas! Primeiro, Opal Palace faz coisas em formatos fora de commander: a sua primeira habilidade produz uma mana incolor, e activar a sua segunda habilidade é perfeitamente legal. A habilidade vai resolver normalmente, mas vai ter nenhum efeito (uma vez que noutros formatos tu não tens um comandante para verificar a identidade da cor). E "faz nada" não é uma razão para que cartas sejam banitas. Então Opal Palace vai ser legal para ser jogada em torneios de Legacy e Vintage (os únicos formatos construidos sancionados em que as cartas exclusivas de Commander são legais), se alguma vez quiseres realmente jogar com uma.
Pela mesma razão, se jogar com um Command Tower (que é ainda mais inutil) ou um Fractured Powerstone nesses formatos.



Q: Uma vez que os deuses de Theros são sempre criaturas fora do campo de batalha, posso usar Reviver Cadáver num Érebo, Deus dos Mortos quando a minha devoção é menor que 5?

A: O Érebo no teu cemitério vai ser um alvo legal para o Reviver Cadáver, mas mal ele se mova para o campo de batalha a sua habildiade de devotion vai ficar viva; se ele não for uma criatura no campo de batalha, Reviver Cadáver não vai ficar muito contente por estar anexado nele, querendo dizer que vai acabar no cimitério e Érebo vai segui-la pouco depois. Isto acontece apesar do Animate Dead dizer "esse controlador da criatura sacrifica-a", porque pelas regras isso quer dizer "a coisa, que eu espero que seja uma criatura" e não "a coisa, apenas se for uma criatura".




Q: O meu oponente tem um Bogle Escorregadio encantado com Rancor e Sombra de Hiena. Eu sei que se eu activar um Explosivos Fabricados com um marcador o Bogle vai sobreviver, mas e o Rancor?

A: Quando os explosivos fazem BOOM, a armadura totem vai bravamente entrar e proteger o Bogle de ser destruido (uma vez que toda a destruição acontece em simultaneo, querendo dizer que a Sombra não vai ficar muito tempo para fazer isto), mas será tudo que irá fazer. Não salva nada excepto a criatura encantada, então o Rancor vai ser destruido (mas claro que a habilidade desencadeada vai despoletar e regressará para a mão do teu oponente pouco depois).



Q: Seria a mesma coisa se eu tivesse conjurado Mutilar com pantanos suficientes para destruir o Bogle?

A: Não, porque ser posto no cimitério por ter zero de resistência não é destruição. E armadura de totem só impede destruição, então neste caso o Bogle, a umbra e o rancor vão acabar todos no cemitério (no entanto, mais uma vez, o Rancor vai desencadear e provavelmente acabar na mão do teu oponente).



Q: Pode Gória Marcial despoletar o heroico de duas criaturas diferentes? Digamos, um Líder da Falange e um Cruzado Acrosano?


A: Sim! Podes conjurar uma mágica tendo como alvo qualquer uma dessas criaturas, então cada habilidade vai desencadear. Até as podes por na stack na order que quiseres, de maneira a que possas ter o crusado a por uma ficha a tempo de receber um marcador do Líder da Falange.




Q: E se eu fizer alvo no Líder da Falange com cada "metade" da Gória Marcial? Fico com 2 marcadores nas minhas criaturas?


A: Nops. A habilidade de heroico só faz um simples sim/não para verificar se a magica teve o Líder como alvo, não conta o número de vezes que o usou como alvo. Então nesse caso só vais ter um desencadeamento.




Q: Se eu controlar Zedruu the Greathearted e Entidade do Espelho, posso activar o Mirror Entity com X=0, responder com Zedruu para o dar aos meus oponentes para que cada criatura dele fiquem 0/0?

A: Bem, tudo isso é OK menos a última parte. O "tu" na habilidade da Entidade do Espelho's fica bloqueado no momento de activação, e nesse ponto o "tu" é, bem, és tu. Então as tuas criaturas vão todas ficar 0/0, mas a Entidade do Espelho vai ser a prenda que continua a dar. A dar-te dores de cabeça, isto é, uma vez que agora está sobre o controlo do teu oponente, ele vai sobreviver e atacar-te de volta, provavelmente com um grande exercito do seu lado.




Q: Se eu fizer um Metralha exilado por Olho da Tempestade, a sua habilidade de storm vai desencadear e ser copiada?

A: Vai sim. Copias de mágicas são criadas diretamente na pilha sem serem conjuradas, então não vão causar normalmente que o storm seja desencadeado. Mas o Olho da Tempestade não faz cópias de mágicas; ele manda copiar as cartas e conjurar as cópias, então qualquer habilidade que tenham que sejam despoletadas no conjuramento vão despoletar, e vão ter storm de todos os storms!




Q: Eu tenho Polucrano, Devorador de Mundos e Arco de Niléia. Posso atacar com o Polukranos, e antes do meu oponente bloquear fazer o Polucrano monstruoso, usando a habilidade do toque-mortifero-enquanto-ataco e a sua habilidade de monstruoso desencadeia para limpar o caminho dos atacantes?

A: Essa monstruosidade é mortifera ao toque. A habilidade de monstruoso pode ser activada a qualquer altura que possas activar uma instantanea, o que inclui durante o combate entre a declaração de atacantes e a declaração de bloqueadores. E uma vez que Polucrano está a atacar nesse momento, ele terá toque mortifero e o dano do despoletamento da monstruosidade vai limpar todas as criaturas que ele toca antes de poderem ser declaradas bloqueadoras.




Um verdadeiro comando criptico
Q: Eu tenho um Anjo da Restauração encantado com Gêmea Estilhaçadora. Posso usar um Kiki-Jiki, o Estilhaçador de Espelhos para o copiar, e depois usar a copia da Gêmea Estilhaçadora para copiar a cópia?

A: Não bem assim. Quando copias alguma coisa, só copias o que está impresso na carta, modificado por outros efeitos de copia. Então a copia do Anjo não vai ter a habilidade dada pela Gêmea Estilhaçadora que encantava o original. Mas isso é OK, uma vez que podes na mesma ir infinito fazendo com que o novo anjo faça "blink" ao Kiki, e fazer o mesmo outra vez até que tenhas Anjos suficientes para por o teu oponente a precisar dum milagre.



Q: Posso responder à ultima habilidade do Cérbero do Submundo, digamos exilando tudo com um Lodo Necrófago ou um Xamã do Ritual Mortfífero?

A: Podes sim, porque é apenas uma velha e boa habilidade desencadeada que vai para a pilha e que pode ser respondida (e uma vez que o Cérbero não está no campo de batalha, ter as cartas do cemitério como alvo é legal de novo). Mas isso não vai impedir a habilidade do Cérbero de devolver todas as criarutas mortas para a mão dos donos; essa habilidade já está na pilha na altura que te livraste dele (vai apenas falhar em exilar o Cérbero, e devolver todas as criaturas).




Q: Se eu conjurar Transformar tendo como alvo Dragão Sopro de Tempestade para lhe tirar a protecção do branco, e depois o acorrentar, o que acontece no fim do turno quando o efeito do Transformar acaba?

A: Nada! O Dragão Sopro de Tempestade tem todas as suas habilidades assim que deixou o campo de batalha, mas A) essas habilidade não fazem nada fora do campo de batalha, e B) Acorrentado às Rochas não está a encantar ou a fazer alvo ao dragão nesse ponto de qualquer das maneiras (a unica coisa que encanta é uma rocha — a Montanha — e tu tens as correntes noutra coisa).




Q: Eu tive muita sorte e tinha duas Carvernas de Pedras Preciosas na minha mão inicial. Assumindo que revelo ambas, e a regra das lendas desencadeia, posso ter mana antes disso?


A: A regra das lendas, como todas as ações baseadas no estado, será verificada da próxima vez que um jogador tenha prioridade. Neste caso será no inicio da fase de manutenção no primeiro turno do jogo. Mas isso acontece quando alguém deveria ter prioridade, isso quer dizer que não chegas a ter prioridade (e não podes activar nenhuma delas) antes. Se queres ter dois de mana no teu primeiro turno, tens de revelar uma delas, e virar para dar mana antes de jogadres a segunda (e escolher manter a segunda quando a regra das lendas despoletar).




Q: Se eu usar um Anjo da Restauração no meu Mestre das Ondas, as fichas originais morrem?


A: Nops! A lembrar, as ações baseadas no estado (e verificar por zero de resistência é uma dessas coisas) acontece quando um jogador teria prioridade. Uma vez que a habilidade do Anjo começa a resolver, nenhum jogador tem prioridade até que acabe de resolver, nesse ponto o Mestre está de novo no campo de batalha e a ajudar as fichas a ter resistência positiva.




Q: Pode uma Sigarda, Hoste das Garças salvar-me de pagar os custos de manutenção de um oponente que controle The Tabernacle at Pendrell Vale ou Magus do Tabernáculo?


A: Não, e não, e por duas razões. Primeiro, tanto o Tabernáculo e o Magus dão uma habilidade desencadeada a cada criarura, em vez de terem habilidades despoletadas eles próprios. Então a habilidade que te pede para pagar o custo da tua criatura é uma habilidade dessa criatura, e isso é uma habilidade que tu controlas. Segundo, a escrita oficial nessas cartas é bastante diferente; Tabernáculo foi impresso originalmente dizendo para destruir uma criatura cujo custo não foi pago, e o seu texto oficial mantem isso, então nem está a tentar que a sacrifiques. O Magus, no entanto, foi impresso originalmente numa era mais moderna onde sacrificar era o habitual para lidar com isto, então faz com que sacrifiques, mas duma maneira indireta que a Sigarda não pode parar.




Q: Eu controlo Raptor de Aerobatanas e conjuro Tassa, Deusa do Mar, mas a minha devoção a azul é menor de 5. Vou ter um marcador de evolução? Posso responder e por uma criatura com lampejo para aumentar a minha devoção?

A: O evoluir tem uma clasula "se"; isto quer dizer que se a condição não for verificada quando a habilidade desencadeia, então nem desencadeia. E se desencadear, tem de ser verdade quando resolve. E Tassa (ou qualquer outro deus) não entra no campo de batalha e deixa de ser criatura; eles são ou não são criaturas no campo de batalha. Se a tua devoção para o azul não for suficiente, ela não vai ser uma criatura no campo de batalha ao mesmo tempo, o que quer dizer que o evolve não a vai ver como criatura e não vai desencadear sequer.




Q: No ínicio do meu turno eu controlo Zedruu the Greathearted e Açoitar a Mente. Posso por o custo acumulativo do Açoitar a Mente
na pilha, e depois dar-lho ao meu oponente em resposta e não pagar o custo de upkeep?


A: Podes fazer isso, e é muito bonito do fundo do coração, mas não da maneira que tu provavelmente queres. O oraculo actual do Açoitar a Mente
está escrito com muito cuidado para evitar truques com o Zedruuu: diz : "quando um jogador não paga o custo cumulativo, esse jogador exila todas as cartas do seu grimório." E uma vez que foste o jogador que não pagou, vais exilar tudo do teu deck, e provavelmente perder o jogo na tua etapa de compra.




Acabando por hoje as ordens do comandante da semana, dou isto por encerrado. Mas não se esqueçam de regressar na próxima semana para outra edição do Cranial insertion, onde vamos responder a mais questões e ajudar a aumentar o teu comando das regras!


- James Bennett


About the Author:
James Bennett is a Level 3 judge based out of Lawrence, Kansas. He pops up at events around Kansas City and all over the midwest, and has a car he can talk to.


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!