Published on 10/28/2013

Morang... Theros com açúcar

Cranial Translation
简体中文 Deutsch English Español Français Italiano Pусский


Note: This article is over two years old. Information in this article may be out of date due to subsequent Oracle and/or rules changes. Proceed with caution.


Gritem todos!
Gritem todos!
Na nossa coluna sobre o Halloween...
É tempo para outro Cranial Insertion e o Halloween está quase aí, mas infelizmente para todos vós, potenciais brincalhões, a equipa da Cranial Insertion ainda não descobriu maneira de distribuir doces através desta coluna, independetemente do quão fixes os vossos disfarces possam ser. Vamos então ter que apaziguar os vossos desejos de açucar com algumas questões bem docinhas. E eu de cereza que não estou a dizer isto porque vou ficar com os doces todos para mim.

Se quiseres oferecer-nos algumas questões complicadas acerca de regras, envia-nos um email para moko@cranialinsertion.com ou um tweet para @CranialTweet e poderás ver a tua questão numa futura coluna.



Q: O meu oponente ataca com um Gigante Bentônico agraciado com um Emissário de Heliode, e nomeia como alvo uma das minhas criaturas, para virá-la. Posso conjurar uma Vontade dos Deuses escolhendo azul para impedir que a minha criatura seja virada?

A: Podes impedir a tua criatura de ficar virada usando o Vontade dos Deuses, mas vais precisar de escolher branco para o fazer, e não azul. A habilidade que está a tentar virar a tua criatura vem do Emissário, que é branco, e não do Gigante azul, por isso precisas de dar à tua criatura proteção contra o branco para anular a habilidade.



Q: Eu conjuro um Último Fôlego no meu Hoplita Belisábio para poder fazer a vicência. O Hoplita ganha um marcador +1/+1, logo não é exilado, certo? Ainda ganho a vida?

A: O Hoplita não vai ser exilado, mas não ganharás qualquer vida também. Quando o Último Fôlego tenta resolver, vai ser anulado na resolução por não ter alvos legais, por isso nenhum dos seus efeitos vai acontecer. Ficas sem vida, temo eu.



Q: Eu uso um Ashiok, Tecedor de Pesadelos para conjurar uma das criaturas do meu oponente. Se conjurar um Resgatar do Submundo sacrificando essa criatura, o que acontece?

A: No início do tua próxima fase de manutenção, ambas a criatura sacrificada e a criatura alvo da mágica retornarão ao campo de batalha vindas dos seus respectivos cemitérios. Ambas sob o teu controlo. O Rescue não se importa quem é o dono das criaturas sacrificadas ou para que cemitério elas foram—elas retornarão ao campo de batalha sob o teu controlo!



Q: Eu controlo um Profeta de Crufix e passo o turno enquanto os meus terrenos já estão desvirados. Posso responder à habilidade do Profeta e virar os meus terrenos para pôr mana a flutuar, e depos virá-las para adicionar mais mana?

A: Não. A habilidade de desvirar do Profeta de Crufix não é uma habilidade desencadeada e não pode ser respondida. É em vez disso uma habilidade estática que muda as regras do jogo, por isso as tuas coisas desviram durante a fase de desvirar do teu oponente da mesma maneira que desviram durante a tua. Não podes virar os teus terrenos durante a fase de desvirar do teu oponente da mesma maneira que não o podes fazer durante a tua.—não te é dada a oportunidade para fazeres o que quer que seja antes de desvirar para o turno.




As Ninfas aparentemente não sabem tão bem como bolos.
Q: Posso usar uma carta com agraciar para devolver um Asa Eterna para o campo de batalha?

A: Não. Uma criatura encantamento com agraciar não é uma Aura enquanto está na tua mão—só se torna uma aura quando tu a conjuras usando o agraciar. Aqui não estás a usar o agraciar, apenas a tentar colocar algo no campo de batalha directamente, por isso a tua criatura Agraciante não será uma Aura e não pode ser posta no campo de batalha para a habilidade do Asa Eterna.



Q: Eu faço um Desmembrar na Niléia, Deusa da Caça, que perde devoção, mas volta a ganhá-la mais tarde no turno. Posso jogar um Murchar para matá-la, ou os efeitos do Desmembrar acabam quando a Niléia deixa de ser uma criatura?

A: Podes fazê-lo! O efeito do Desmembrar pode não ter significado algo enquanto a Niléia não era uma criatura e não tinha poder e resistência para serem reduzidos, mas ele pervalece embora sendo completamente inútil, porque ainda não expirou. Uma vez que a Niléia volta a ser uma criatura, o Desmembrar tem outra vez poder e resistência onde aplicar, e continuará a reduzi-los até a sua duração expirar na Etapa de Limpeza.



Q: Eu controlo um Escolhidos de Ajani e uma criatura encantada com um Dádiva da Imortalidade, que leva com um Lâmina da Destruição em cima, morre, e leva com outro Lâmina da Destruição quando é devolvida para o campo de batalha.

Na fase final, será que o Dádiva da Imortalidade tenta regressar para o campo de batalha à procura da minha criatura? Se sim, pode desencadear a habilidade do Escolhidos de Ajani e pode ser posta na ficha de felino?

A: Temo que não. No início da etapa final, a Dádiva da Imortalidade habilidade desencadeada retardada vai tentar devolver a Dádiva, mas tenta retorná-lo anexado a uma criatura específica, e essa criatura já não está lá, por isso a habilidade encolhe os ombros e deixa a Dádiva onde está, no cemitério. A habilidade do Escolhidos de Ajani não vai ser desencadeada.



Q: O meu oponente está a jogar um Mercador Cinzento de Asfódelos. Com a habilidade desencadeada da devoção do Mercador na pilha, eu jogo um Acelerar, e a seguir um Tratamento de Traços. Posso usar o Tratamento de Traços para mudar a devoção ao preto para uma inofensiva devoção ao verde e não perder vida?

A: Realmente podes fazer o Tratamento de Traços ao Mercador para mudar o preto para verde, mas isso não vai fazer-te perder menos vida. A habilidade do Mercador já foi desencadeada e já está na pilha, completamente independente do Mercador que a produziu originalmente. Se alguém te está a atirar maçãs, lá por lhe teres tirado as maçãs e agora lhe deste bananas, isso não altera que as maçãs que já apanhaste se transformem em bananas. O mesmo princípio aplica-se aqui.



Q: A habilidade do Diabrete Enlouquecedor afecta todas as criaturas que o jogador activo controla durante o turno, ou aquelas que estavam no campo de batalha durante a activação?

A: Ela vai ser aplicada a todas as criaturas que o jogador activo controlará, não apenas àquelas que estão presentes agora. Efeitos de mágicas, habilidades desencadeadas ou habilidades activadas que modifiquem as características de coisas ou que mudem o controlo de coisas só afetam essas coisas quando começam a ser aplicadas, mas a habilidade do Diabrete Enlouquecedor não faz nada disso, logo é aplicada a todas as criaturas, mesmo aquelas que não estavam em jogo quando a habilidade foi aplicada.



Q: Eu torno o meu Leão da Juba Lanosa monstruoso em resposta a um Veredicto Supremo. Com a activação na pilha, o meu oponente joga um Transformar no Leão. O meu Leão torna-se monstruoso depois do Transformar resolver—isso faz dele Indestrutível e salva-o?

A: Nem por isso. A habilidade que daria indestrutível e resistência à magia ao Leão são removidas pelo Transformar antes de poderem ser aplicados, por isso o Leão ainda está sujeito ao Veredicto e será destruído.

Para aqueles familiares o suficiente com o sistema de camadas para estarem a pensar na ordem de aplicação de efeitos, a habilidade do Leão está dependente do efeito do Virar, (porque ambos querem ser aplicados na mesma camada e o Transformar remove a habilidade do Leão), por isso o Transformar é aplicado primeiro, mesmo quando a habilidade do Leão tem uma data mais antiga. Não que isso faça mesmo diferença, porque se fossem aplicadas pela ordem inversa, o Transformar viria logo a seguir, por isso o resultado final seria o mesmo. Vivam os detalhes técnicos!



Q: O meu oponente tem um Mestre das Ondas, um Elfo do Arvoredo, e alguns Elementais 1/0. Se eu jogo um Longe // Ausente tendo o Longe como alvo o Mestre, pode o meu oponente escolher uma ficha para o efeito do Ausente ou elas morrem primeiro?

A: Ele pode mesmo sacrificar uma ficha de Elemental. As fichas ficam 1/0 assim que o Mestre deixa o campo de batalha e antes do teu oponente escolher sacrificar uma criatura, mas não morrem ainda, pois ainda estamos no meio da resolução do Longe // Ausente e as acções de estado de jogo não são verificadas a meio da resolução de uma mágica. Como as fichas condenadas ainda estão por aí, o teu oponente pode escolher sacrificar uma delas.



Q: Quando eu uso a primeira habilidade de um Garruk, Convocador das Feras, tenho que revelar as 5 cartas do topo da minha biblioteca. Posso rearranjá-las antes de as revelar, ou as suas posições na minha biblioteca são conhecidas por ambos os jogadores em todos os momentos?

A: As cartas tecnicamente ainda estão na tua biblioteca, e tu não a podes arbitrariamente rearranjá-la só pelo gozo. Como a habilidade do Garruk não te permite explicitamente rearranjá-las, tens que manter a ordem, para o teu oponente saber qual estava no topo, qual estava em segundo, e assim por diante.

Na verdade não interessa em muitos dos casos, por isso a não ser que haja alguma razão pela qual o teu oponente se importe com isso, não tens que te preocupar com a coisa.



Q: Eu controlo uma criatura com Golpe Duplo num jogo de Gigante de Duas Cabeças. Ataco com ela e a equipa defensora não bloqueia. Posso atribuir o dano da primeira etapa de combate a um jogador e dano da etapa regular ao outro jogador?

A: Certamente. Quando a tua criatura atribui o dano na primeira etapa de combate podes escolher a qual dos jogadores defensores o seu dano será atribuído. Quando a etapa de combate regular chega, podes escolher de novo, e não há nada que te impeça de fazer uma escolha diferente.




Este gajo não gosta de Reforços. Vá-se lá saber porquê.
Q: Se eu conjuro um Rito de Replicação reforçado num Biomante Mestre que eu não controlo, o que é que ganho com isso?

A: Ganhas cinco Biomestres 2/4 não mutantes. A habilidade do Biomante Mestre muda o modo como as criaturas entram no campo de batalha, mas para fazer isso ele já precisa de estar no campo de batalha. Os cinco Biomestres que vais ganhar do Rito não estão ainda no campo de batalha, por isso as suas habilidades não os afectam a eles próprios.



Q: Se um oponene tem um Lazav, Mentor dos Dimir e mói uma Tassa, Deusa do Mar para copiá-la, a cópia daria 1 de devoção como a Thassa ou 2 como o custo original do Lazav?

A: O teu Lazav-Tassa só aumenta a tua devoção ao azul por 1. Quando algo se torna numa cópia, copia absolutamente tudo o que está a copiar excepto se explicitamente diz algo em contrário. O Lazav faz uma cópia mas produz algumas excepções ao processo, por isso mantém o nome antigo, status como a lenda que é e as habilidades, mas isso não exclui o custo de mana, que é copiado da Tassa como o resto das características.



Q: Se eu respondo à habilidade de 0 da Chandra, Piromestra com um Queda do Herói, isso exila a carta permanentemente?

A: Não. A habilidade da Chandra exila a carta e dá permissão ao teu oponente de a jogar, e esta permissão não está dependente da Chandra continuar no campo de batalha. O teu oponente pode jogar a carat exilada mesmo sem a sua encantadora presença.



Q: Bora lá assumir que o meu oponente alveja o meu Grifo do Vale da Neblina com um Sacerdote Banidor. Eu ganho controlo do Sacerdote de uma maneira qualquer, e jogo o Grifo do Vale da Neblina do exílio. No processo de o jogar, sacrifico o Sacerdote Banidor para um Altar de Ashnod como um habilidade de mana. O que acontece? Estou a jogá-lo a partir do campo de batalha?

A: Não acontece muito-continuas a jogar o Grifo. Pões o Grifo na pilha a partir do exílio como o primeiro passo de conjurá-lo, e isso faz dele um novo objecto, do ponto de vista das regras de jogo, por isso o Sacerdote perde noção de onde ele está. Quando o Sacerdote abandona o campo de batalha, o Grifo já não está no exílio para ser retornado, por isso o jogo encolhe os ombros e continua.

Claro que poderias poupar-te ao trabalho por sacrificar apenas o Sacerdote para o Altar e não te teres preocupado com o conjurar.



Q: O que acontece quando há uma habilidade desencadeada atrasada (como de um Passagem Fantasmal) que ainda não esteja na pilha, e alguém joga um Parar o Tempo?

A: Se uma habilidade desencadeada atrasada procura pelo "próximo [algo]" e tu consegues saltar por cima desse algo, ela continua à espera que esse algo realmente aconteça. No caso de um Passagem Fantasmal em particular, ele apenas espera até que a próxima etapa final comece para devolver tudo.



Q: Eu jogo uma mágica que tem como alvo a minha criatura com heróico, e o meu oponente usa um Desprezador de Mágica para mudar o alvo desse mágica. A habilidade de heróico ainda é desencadeada?

A: Ela é desencadeada assim que tu conjuraste a magia, antes mesmo do teu oponente ter tido hipótese de usar o Desprezador de Mágica, e não vai ser des-desencadeada só porque o teu oponente foi mauzinho o suficiente para tentar roubar o teu feitiço antes dele resolver. Ainda tens o teu trigger de heróico.

No geral, fazer com que as condições que desencadeiam uma habilidade deixem de ser válidas depois de terem sido desencadeadas não pára a habilidade a não ser que contenha uma cláusula de "Se". (Uma destas cláusulas olha para "Quando [algo acontece], *SE [qualquer coisa]*, [faz isto ou aquilo].") Uma cláusula "Se" volta a verificar-se a si mesma quando a habilidade começa a resolver para ter a certeza que a condição continua a ser verdadeira. Só se continuar a ser verdadeira é que a habilidade vai poder fazer qualquer coisa. A maioria das habilidades desencadeadas não tem uma destas cláusulas e não se importa com a condição que a criou.



Q: Pode a habilidade de +1 da Vraska, a Oculta matar criaturas com protecção contra o preto?

A: Sim. A protecção apenas previne quatro coisas: Dano, Encantar/Equipar, Bloquear e Alvejar (abreviado para DEBA). Se algo tem protecção, todo o dano que lhe seria causado por algo do qual tem proteção é prevenido, e não pode ser Encantado/Equipado, bloqueado ou ser feito alvo nele por algo que tenha a característica da qual tem proteção.

A habilidade da Vraska não usa a palavra "alvo", não causa dano, e de certeza que não está a bloquear, encantar ou equipar as criaturas, portanto funciona perfeitamente contra criaturas com proteção do preto.Vraska's ability doesn't use the word "target", doesn't deal damage, and definitely isn't blocking, enchanting, or equipping the creatures, so it works just fine against a creature with protection from black.



Q: Há alguma diferença entre o Marechal-de-Guerra Mogg ("Quando o Marechal-de-Guerra Mogg entra no Campo de Batalha...") e o Dragão Avérneo de Bogardan ("Quando o Dragão Avérneo de Bogardan entra em jogo...") se os copiares com o Kiki-Jiki, o Estilhaçador de Espelhos?

A: Tirando o facto que um faz fichas e o outro queima a cara a alguém por cinco de dano, nenhuma! (embora pensando nisso com mais calma, é uma diferença brutal.)

Antes da Ampliação Básica Magic 2010 ter sido lançado em 2009 (insere aqui uma piada acerca de um carro deste ano), "o campo de batalha" era conhecido como a "zona das coisas em jogo" ou apenas "em jogo". (O que lançou uma confusão acerca das cartas "jogadas" e "estar em jogo", por isso alteraram-nas.) "Entra em jogo" é apenas a maneira pre-M10 de dizer "entra no campo de batalha", e as cartas velhas que tinham isso tiveram o seu texto de Oráculo actualizado para usar os novos termos.

Se deres uma olhada à imagem do Dragão Avérneo de Bogardan neste mesmo artigo (põe a setinha do rato em cima do nome da carta, anda lá), vais ver que corresponde à versão do Duel Decks: Knights vs. Dragons e já tem o palavreado do "entra no campo de batalha" impresso.



Q: Se eu ressuscitar um Érebo, Deus dos Mortos com o Chainer, Mestre da Demência, e o Chainer abandonar o campo de batalha, o Érebo vai ser exilado pela habilidade do Chainer?

A: Só se tiveres devoção suficiente ao preto para fazer do Érebo uma criatura. Se não tiveres, o Érebo não é exilado, porque ele não é uma criatura, e coisas que não são criaturas não podem ter tipos de criatura, por isso ele não é um Pesadelo também.



Por agora é tudo, é tempo de apagar as abóborazinhas de Halloween e ir fazer ó-ó. E talvez ver um médico de manhã, está-me a doer a barriga para caramba!

Mas valeu a pena.

- Callum Milne


About the Author:
Callum Milne is a Level 2 judge from British Columbia, Canada. His home range is Vancouver Island, but he can be found in the wild throughout BC and also at GPs all along the west coast of North America.


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!