Published on 10/21/2013

Os Deuses Devem Estar Loucos

ou, Devoção a Garrafas de Coca-Cola

Cranial Translation
Deutsch English Español Français Italiano Pусский


Note: This article is over two years old. Information in this article may be out of date due to subsequent Oracle and/or rules changes. Proceed with caution.


Karma karma karma karma
Karma Chimera
Bem-vindos de novo a Theros, onde a devoção aos deuses se tornou de altas octanas devidos os baralhos movidos a devoção desfilaram no Pro Tour do fim-de-semana passado, e a Tassa criou ondas. Como resultado, os Deuses de Theros ficaram com um ego imenso e andam a pavonear-se a fazer sons de animais da quinta e a comer tinta. O moral desta história é que não se devem preocupar a tentar entender seres celestiais. E tinta pode, apesar dos avisos dos vossos pais, ser deliciosa.


Nós na Cranial Insertion não assumimos qualquer responsabilidade caso decidam testar esta teoria.

Caso tenham dúvidas após ler este artigo, enviem-nos um email para moko@cranialinsertion.com ou enviem uma pergunta curta para @CranialTweet. Para evitar a pergunta mais óbvia: a tinta azul é a melhor.




Q: Como interage a Opalescência com Heliode, Deus do Sol?

A: O Heliode é brilhante e lustroso como uma opala, por isso poderiam pensar que não haveria muita interação. Mas estariam errados! Dando um salto até ao sistema de camadas, vemos dois efeitos na camada 4 e um na 7b. Não há dependência entre os dois que se aplicam na camada 4, por isso aplicam-se por ordem de selo temporal: se o Heliode estava lá primeiro, a Opalescência vai transformá-lo em criatura de novo se tua devoção for baixa demais; com a Opalescência primeiro, o eleito dela não faz nada relevante e depois o efeito do Heliode torna-a uma não-criatura. Portanto se o Heliode entrou no campo de batalha primeiro ou se tiveres devoção suficiente, ele sai da camada 4 como uma criatura, apenas para dar consigo próprio pequeno e indefeso na camada 7b quando o seu corpo majestoso 5/6 é reduzido a um mero 4/4.



Q: Que acontece se eu mandar o meu comandante salvar uma criatura, mas o puser na zona de comando?

A: O efeito do Resgatar do Submundo procura pelo local onde a carta de criatura foi colocada como resultado de ser sacrificada, e consegue encontra-la onde quer que esse lugar seja desde que ainda seja numa zona pública. Assim sendo, num deslumbrante desafio ao ambiente mitológico, mandamos o Orfeu salvar a Eurídice do Submundo, o Orfeu rola os olhos, diz "oh, esquece, ela não vale tanto trabalho" e vai para casa jogar Grand Theft Auto V. No início da próxima manutenção, ambos os pombinhos voltam para o campo de batalha embora isto não faça sentido nenhum tendo em conta a história que contamos. Talvez a zona de comando seja uma suite no último andar da parte do Submundo que não é um cemitério.



Q: Conjuro e resolvo Capturar Pensamento mas o meu oponente só tem três terrenos na mão. Perco na mesma 2 de vida?

A: Perdes. Perder a vida não depende de efetivamente fazer o oponente descartar alguma coisa. Vais magoar-te simplesmente porque colocaste os dedos dentro do cérebro suculento dele ou dela.



Q: Posso sequer fazer o meu Polucrano, Devorador de Mundos ficar monstruoso se o meu oponente não tiver criaturas que eu possa fazer alvo?

A: Podes – talvez o Cabeçudinho, a Hidra esteja fulo porque não tem ninguém para comer. A sua última habilidade desencadeia quando se torna monstruoso, portanto tem que já ter ficado monstruoso para desencadear. Sem alvos, é simplesmente removido da pilha, mas não voltamos com o tempo atrás e fazemos com que já não seja monstruoso.




O melhor alvo de agraciar.
Perguntem ao Carsten.
Q: O Teferi, Mago de Zhalfir deixa-me lampejar Auras com agraciar que não sejam o Sátiro Abençoado para cima de um Boi Jungido?

A: Certamente que sim, e não só para o teu pobre e sobrecarregado Boi! O primeiro passo de conjurar uma mágica é a única altura em que se verificam restrições e permissões ao conjurar das mesmas, e a carta de criatura na pilha tem lampejo, portanto é legal conjura-la. Depois no segundo passo deixa de ser uma criatura e perde o lampejo, mas pronto, o jogo já não verifica de novo.



Q: As fichas do Bando de Ratos aumentam a minha devoção ao preto?

A: Sim, aumentam! Para copiar uma permanente, simplesmente pegamos na carta que queremos representar, tiramos-lhe uma cópia numa fotocopiadora, evadimos qualquer problema que o departamento legal possa levantar por estarmos a fazer isso, e colocamos essa cópia no campo de batalha. O custo de mana está entre as coisas que foram copiadas, mesmo que não tenhamos usado uma fotocopiadora a cores, portanto vai fazer os mercadores cinzentos felizes.



Q: Posso anular uma mágica para evitar o desencadeamento de um Agente dos Destinos?

A: Heroico desencadeia quando uma mágica é conjurada, não quando uma mágica resolve. Anular uma mágica não faz retroceder o tempo e fazer com que nunca tenha sido conjurada – se isso acontecesse, porque conjurarias uma contramágica, mas depois o que é que anulava essa mágica, e boom, arranjamos aqui um paradoxo que destrói todo o tempo e o espaço. Vamos evitar isso, tá bem?



Q: Controlo uma Tassa, Deusa do Mar e uma Oradora Principal Zegana, e conjuro uma segunda Zegana. Ela consegue ver a Tassa como uma 5/5 e receber cinco marcadores, ou só recebe um da minha Zegana pequena e fraca?

A: Só um marcador. A Tassa não será uma criatura enquanto a Zegana não entrar no campo de batalhar e a Zegana precisa de contar quantos marcadores recebe antes disso.



Q: Um Érebo, Deus dos Mortos entra no campo de batalha virado quando o meu oponente tem Soberano Imponente e o Érebo me providencia o quinto símbolo de manda preta?

A: Vai entrar desvirado. Imediatamente antes de entrar no campo de batalha, o jogo determina como o Érebo vai entrar. Isto leva em conta efeitos contínuos no Érebo que o afectem apenas a ele, e o jogo vê apenas quatro de devoção e decide que não vai ser uma criatura. O efeito do Soberano Imponente não é aplicado, e o Érebo entra desvirado, e é imediatamente uma criatura uma vez que agora já tens devoção suficiente.

Sim, isto é um bocado estranho. Não há altura nenhuma em que o Érebo não é uma criatura ou uma mágica de criatura durante o processo, mas a natureza específica de como olhamos para os eventos futuros no jogo resulta em que o jogo não se aperceba disto.



Q: Púrforo, Deus da Forja é a única permanente vermelha que controlo, e conjuro um segundo Púrforo. Ele entra como uma criatura no jogo e depois deixa de sê-lo fazendo assim que o mais antigo desencadeie e possa dar 2 de dano?

A: Não. Se a devoção não for suficiente, não há altura nenhuma em que um Deus é uma criatura no campo de batalha, e portanto o Púrforo não desencadeia.



Q: Se fundir um Transformar // Queimar, posso matar um Mestre das Ondas porque é primeiro Transformado e depois Queimado?

A: O Transformar // Queimar é na mesma azul e vermelho quando fundido, e uma vez que é vermelho, uma criatura com proteção do vermelho não pode ser escolhida como alvo – mesmo que só para a habilidade do Transformar.



Q: Conjurar um encantamento criatura desencadeia as duas primeiras habilidades da Recompensa Primordial?

A: Não! Uma "mágica não-criatura" é uma mágica que não tem o tipo "criatura", não uma mágica que tem outro tipo sem ser "criatura". O mesmo se aplica a qualquer "não-algo" em Magic – uma coisa não pode ser algo e não-algo, independentemente do que esse algo é.



Q: Coloquei uma Provação de Púrforo numa criatura e ataquei. No turno seguinte, coloquei uma segunda Provação de Púrforo nela. Quando atacar com ela agora, sacrifico as duas e causo 6 de dano?

A: Não, apenas uma. É fácil pensar "coloco dois marcadores, sacrifico os dois", mas não é assim que a pilha funciona. Como funciona é que ambas as habilidades desencadeiam, e depois resolvem uma de cada vez. A primeira resolve e adicionamos um marcador, mas como só temos dois marcadores na Provação ela não é sacrificada. Depois a segunda habilidade desencadeada resolve e adiciona um marcador, portanto sacrificamos a Provação e a última habilidade desencadeia. A habilidade desencadeada da primeira Provação já resolveu, por isso já é muito tarde para esse desencadeamento ver marcadores suficientes para completar a Provação – tens que esperar pelo próximo turno, altura em que ganhas também um quarto marcador no negócio!




A questão original era
sobre o Heliode, mas a Niléia é
o único Deus que ainda não está no artigo.
Q: A Niléia, Deusa da Caça ainda tem indestrutível quando não é uma criatura?

A: Claro – qualquer permanente pode ter indestrutível, não apenas criaturas. Nada nos Deuses diz que eles perdem habilidades quando deixam de ser criaturas.



Q: Um Sátiro Abençoado está em cima de uma ficha de Soldado 1/1 e a ficha bloqueia um Víndice dos Boros. Pode a habilidade desencadeada do Víndice matar o Sátiro?

A: Pode! Quando um jogador fosse receber prioridade, primeiro verificam-se as ações baseadas no estado: a ficha morre e o Sátiro passa a criatura. Depois colocam-se as habilidades desencadeadas na pilha, e só nesta altura é que os alvos são escolhidos. O Sátiro agora é uma criatura, portanto a habilidade do Víndice pode fazer alvo nele.



Q: Pode o meu Arcanista de Elite aprender Glória Marcial para desencadear dois Líder da Falange todos os turnos?

A: Isso funciona. Quando a lidar com cópias na pilha, é muito importante distinguir entre dois efeitos ao mesmo tempo muito similares mas muito diferentes: Copiar uma mágica (que não desencadeia heroico, uma vez que a cópia não é conjurada), e copiar uma carta e conjura-la (que desencadeia heroico, uma vez que a conjuramos). O Arcanista de Elite, cifrar, e Cetro Isócrono usam esta ultima mecânica, e fazem com que os heróis fiquem bem contentes!



Q: Posso agraciar um Arconte Celestial numa Teysa, Enviada dos Fantasmas?

A: Podes fazer isso, sim. Assim que escolhes agraciar no segundo passo de conjurar, a mágica passa a ser uma mágica Encantamento – Aura, deixa de ser criatura. Depois seguimos para o próximo passo e escolhemos um alvo, e a Teysa não levanta problemas a ter uma coisa com a forma de criatura na cabeça dela desde que não seja mesmo uma criatura.



Q: A última habilidade do Xenagos, o Orgíaco consegue-me um Crocanuro e um Krasis Renegado – posso escolher um para evoluir, ou nenhum deles evolui?

A: Ambos evoluem, e não tens escolha! Eles entram ao mesmo tempo, e isso quer dizer que os desencadeamentos de entrada no campo de batalha conseguem ver-se um ao outro. Podemos ordenar os dois desencadeamentos do evoluir conforme quisermos para que o Crocanuro tenha um marcador na altura em que o evoluir do Krasis Renegado causa o desencadeamento da sua segunda habilidade desencadeada.



Q: Pode o Ressonador Estriônico fazer um Profeta de Crufix trabalhar a dobrar?

A: Não, o profeta do Crufix é preguiçoso. O efeito dele só modifica a etapa de desvirar expandindo o conjunto de objetos que vão desvirar para incluir as tuas coisas, e a falta clara das palavras quando/toda a vez que/no na habilidade significa que de certeza que não é uma habilidade desencadeada.



Q: A minha criatura sobrevive a uma Fúria dos Deuses se os Deuses quiserem?

A: Parte da proteção do vermelho é "previna todo o dano que lhe fosse ser causado por uma fonte vermelha". Não importa que a Fúria dos Deuses não faça alvo nessa criatura – o dano é prevenido na mesma. Portanto embora os Deuses estejam furiosos com toda a gente, estão ligeiramente menos furiosos com essa criatura.



Q: Pode o Domri Rade fazer com que um Dragão Sopro de Tempestade lute com um Soldado do Panteão ou uma Voz da Ressurgência?

A: O Domri é uma fonte verde e vermelha, portanto a sua habilidade de lutar não pode ter como alvo o Soldado do Panteão. Pode fazer alvo numa Voz da Ressurgência e no Dragão Sopro de Tempestade, no entanto. Quando estes dois lutam, o Dragão sai a ganhar porque o dano que a Voz lhe iria causar é prevenido, enquanto que ele próprio dá uma grande mordidela na Voz.



Q: O meu Leão da Juba Lanosa mostruoso tem Coragem Inabalável e é bloqueado por Barão Sangrento de Vizkopa. Que acontece?

A: Quando se atribui dano de uma criatura com atropelar, olhamos para exatamente quatro coisas: A resistência atual da criatura defensora, o dano que ela tem marcado nela na altura, o poder atual da criatura atacante, e se a criatura atacante tem toque mortífero. Proteção não se encontra nesta lista, portanto é ignorada – podes atribuir 4 de dano ao Barão e 2 ao teu oponente. Os 4 de dano são prevenidos, e o teu oponente perde 2 de vida.



É tudo por esta semana! Fiquem sintonizados para o artigo de Commander 2013 que sairá em breve, enquanto esperamos por Born of the Gods, assim como mais perguntas aleatórias de pessoas espectaculares.

Até à próxima, e que a vossa devoção seja sem chumbo!

- Eli Shiffrin


About the Author:
Eli Shiffrin is currently in Lowell, Massachusetts and discovering how dense the east coast MTG community is. Legend has it that the Comprehensive Rules are inscribed on the folds of his brain.


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!