Published on 09/30/2013

Tudo ao molho e fé nos Deuses

Cranial Translation
繁體中文 Deutsch English Español Français Italiano Pусский


Note: This article is over two years old. Information in this article may be out of date due to subsequent Oracle and/or rules changes. Proceed with caution.


Nunca conhecerás uma Alma más devotada.
Bem-vindos a mais uma edição da Cranial Insertion! Com os deuses, heróis e os monstros de Theros finalmente livres para deambular à vontade pelas mesas de jogo deste mundo, a caixa postal da Cranial Insertion ficou completamente entupida com questões cujo tema é Theros. Procurámos por um e-canalizador para desentupir a canalização, mas como estes tipos custam uma fortuna, é capaz de demorar algumas semanas para encontrarmos um que possamos pagar. Até lá, esperemos que gostem de Theros!

Alguns de vós podem pensar que notam uma omissão algo notável na coluna de hoje. Quero fazer notar que não tem nada a ver com a dor de cabeça crónica que a mera menção do nome de uma certa mecânica pode provocar. Nada mesmo.

Como sempre, podes mandar-nos um email para moko@cranialinsertion.com para uma resposta (bom, assim que o e-canalizador chegar), ou podes enviar-nos um tweet para @CranialTweet para teres a resposta curta. De qualquer maneira, a tua questão pode aparecer numa edição futura.



Q: As cards duplas como a Transformar // Queimar contam como uma ou duas mágicas instantâneas no cemitério para a Quimera Enfeitiçada?

A: Só uma. A Quimera Enfeitiçada conta o número de cartas no teu cemitério com os tipos de carta mágica instantânea ou feitiço, e enquanto Transformar // Queimar pode ter o tipo "Mágica Instantânea" impresso duas vezes, é apenas uma carta, por isso só conta uma vez.



Q: Como é que a habilidade de destruição da Lança de Heliode's funciona em Two-Headed Giant?

A: Não muito bem se os teus oponentes souberem o que fazem. Em Two-Headed Giant as criaturas atacam a equipa defensora como um todo, mas quando chega à altura de atribuir dano de combate, o controlador da criatura atacante decide em qual das "cabeças" a criatura causa dano. Por isso, se uma das cabeças controla a Lança, a equipa atacante pode escolher que todas as suas criaturas atacantes causem dano à outra cabeça, por isso a Lança pode não conseguir destruir nada.

Mas... e se os teus oponentes não souberem o que estão a fazer? Tecnicamente eles têm que escolher em qual das cabeças dar dano, mas muitos jogadores não sabem realmente que podem fazer isso, por isso não se incomodam. Se estás a jogar num torneio, para estes casos as Magic Tournament Rules intervém com uma ação por defeito: se não especificarem, assume-se que eles estão a causar dano ao jogador principal da equipa (que é o jogador sentado à direita, da sua perspectiva).

Se tiveres o jogador da Lança sentado à direita, então quando os teus oponentes atacarem e não especificarem quem estão a dar dano, está assumido que estão a dar dano ao jogador da Lança e esse jogador pode castigá-los à vontade. Pelo menos até eles chamarem um juiz, aprenderem como funciona a regra, e proceder então a atribuir dano corretamente até ao final do jogo.



Q: Em jogos de Two-Headed Giant, posso desencadear as habilidades de heroico das criaturas do meu parceiro conjurando mágicas que os tenham como alvo?

A: Não. As habilidades de heroico desencadeiam quando o controlador da criatura conjura uma mágica que os tenha como alvo, e mesmo que estejas ligado pela altura do ombro ao seu controlador, continuas a não ser o jogador que as controla, logo a habilidade de heroico não é desencadeada se escolheres como alvo as criaturas do teu parceiro.



Q: A minha equipa de Two-Headed partilha devoção?

A: Mais uma vez, não. Os únicos recursos partilhados em Two-Headed Giant são os totais de vida e as etapas dos turnos. A devoção olha para os símbolos de mana das permanentes que controlas, e tu não controlas as permanentes do teu parceiro, por isso não contam.



Q: Vamos supor que eu tenho um Biomante Mestre no campo de batalha e conjuro a Nylea, Deusa da Caça. A Nylea entra no campo de batalha como um Deus Mutante com dois marcadores +1/+1?

A: Se mostrares à Nylea a devoção necessária, então sim. Desde que a tua devoção ao verde seja grande o suficiente para a Nylea entrar no campo de batalha como criatura (incluindo o seu próprio símbolo de mana verde nessa conta), então o efeito do Biomante Mestre vai ser aplicado, transformá-la num Deus Mutante, e dar-lhe os marcadores.

No entanto, se a tua devoção ao verde for insuficiente então o Biomante vê que a Nylea não é uma criatura quando está no campo de batalha e não se vai incomodar em mutá-la.



Q: ...E se eu perder devoção ao verde suficiente para que a Nylea deixe de ser uma criatura e depois ganhar esse devoção outra vez? Ela vai ser um Deus Mutante ou apenas um Deus agora?

A: Ela é ainda uma Mutante. O efeito contínuo da habilidade do Biomante Mestre nunca deixa de se aplicar, mesmo quando ela deixa de ser uma criatura—apenas não faz coisa alguma, porque a carta ao perder o tipo de criatura perde todos os tipos de criatura também. Quando a habilidade dela deixar de se aplicar e voltar a ser uma criatura, vamos vê-la como a Mutante que ela voltou a ser.



Q: Já que a Lança de Heliode é um encantamento artefacto, vai desencadear a habilidade de heroico das minhas criaturas quando eu a conjuro?

A: Não. As únicas mágicas no Magic que fazem alvo a alguma coisa são Mágicas Instantâneas e Feitiços que usam a palavra específica de "alvo" e mágicas do tipo Aura. Encantamentos que não sejam Auras não têm alvos, independentemente do que as suas habilidades pudessem afetar uma vez no campo de batalha.




Não é aconselhável ter altercações com velhotes na estrada,
mas estou bastante seguro que com zombies não há espiga.
Q: Quando o Mercador Cinzento de Asfódelos entra no campo de batalha, o que acontece se o meu oponente o matar em resposta à sua habilidade?

A: A tua devoção ao preto desce e a quantidade de vida que drenas do teu oponente desce respetivamente. A habilidade do Mercador Cinzento conta apenas a tua devoção quando resolve, por isso o Mercador vê que ele próprio desapareceu e não conta para os cálculos de devoção.



Q: ...E se eu matar o Saqueador de Mogis em resposta à sua habilidade, menos criaturas ganharão ímpeto e Intimidar? Mas quais?

A: Eeeeee agora a exceção põe a cabeça de fora. Matar o Saqueador em resposta à sua habilidade não vai baixar o número de alvos para a habilidade.

Enquanto que as outras habilidades ativadas ou desencadeadas contam a tua devoção quando resolvem, o Saqueador usa a tua devoção para determinar o número de alvos para a sua habilidade, por isso precisa de fazer a conta agora mesmo. Mudar a tua devoção mais tarde não vai alterar o número de alvos que foram escolhidos.



Q: Tenho três Pyxis do Pandemônio e faço mill com dois deles. O terceiro uso a segunda habilidade ativada, a de sacrificar. Fico com as cartas exiladas com os outros dois Pyxis?

A: Não. Quando uma carta se refere a ela mesma pelo nome como o Pyxis do Pandemônio o faz, ele quer dizer apenas "esta coisinha específica aqui", e não "qualquer coisa com o mesmo nome que isto". A cartas exiladas pelos dois primeiros Pyxis não serão afetadas pelo terceiro ser sacrificado.



Q: O meu Cruzado Akrosano produz uma ficha se o exilar do cemitério com o Renascimento Vil ?

A: Não. Como outra qualquer habilidade ativada ou desencadeada que faz sentido funcionar do campo de batalha (e não diz de mais lado algum), habilidades de heroico podem ser desencadeadas apenas no campo de batalha. Escolher como alvo cartas de criatura enquanto estão no teu cemitério não vai desencadear as suas habilidades.



Q: Se o meu oponente tentar destruir a minha Sirena do Naufrágio antes da fase de combate, posso usar a sua segunda habilidade agora para tornar as criaturas mais pequenas, caso me ataquem?

A: Podes usar a habilidade se quiseres, mas não vais conseguir nada. A habilidade da Sirena vai afetar apenas criaturas que estão de facto a atacar quando esta resolve; se algo se tornar numa criatura atacante mais tarde no turno, não será afetado.



Q: Se eu tiver um Guerreiro Obstinado e conjurar um Apresar para ele lutar com outra criatura, o meu Guerreiro ganha os marcadores de +1/+1 do heroico antes de lutar?

A: Sim. A habilidade de heroico é desencadeada quando conjuras o Apresar e vai para a pilha por cima deste, por isso resolve primeiro, dando ao Guerreiro um bónus adicional antes do Apresar resolver e causar a luta.



Q: Eu tenho um Experimento Um no campo de batalha sem marcadores. Se eu jogar um Cronista de Heróis, é possível comprar uma carta se eu puser as habilidades desencadeadas na pilha de maneira correcta?

A: Sim, é possível. A habilidade do Cronista de Heróis é desencadeada independentemente de controlares ou não uma criatura com marcadores. Só verifica se a criatura tem marcadores ou não no instante em que a habilidade resolver, por isso se puseres a habilidade de evoluir do Experimento a resolver primeiro, o marcador vai lá estar quando o Cronista faz a verificação e comprarás uma carta.

Condições que afetam se a habilidade desencadeia ou não são chamadas de cláusulas de "se" interveniente. Estas aparecem sempre entre a condição de desencadeamento e o seu efeito. Se a condição aparecer depois do efeito, não é um "se" interveniente, e é apenas verificada na resolução.




Porque é que estás tão perplexo? São apenas nove linhas de texto.
Q: Faz de conta que tenho o Descanse em Paz e o Daxos de Meletis no campo de batalha. A habilidade desencadeada do dano de combate do Daxos exila um feitiço ou uma mágica instantânea. Quando a carta exilada é conjurada, durante a resolução, volta ao exílio. Posso conjurá-la novamente ou é um objeto diferente?

A: É um objeto diferente, por isso o Daxos não te permite conjurá-la uma segunda vez. Tornou-se num novo objeto e o Daxos perdeu a noção de onde estava assim que tu a conjuraste e não a encontra de novo, mesmo que fique exilada novamente.



Q: Tenho 3 de devoção graças à Nylea, Deusa da Caça e ao Garruk, Convocador das Feras. Eu quero fazer -3 ao Garruk para colocar uma Oradora Principal Zegana no campo de batalha. Quantas cartas vou comprar?

A: A Oradora Principal Zegana vai entrar no campo de batalha sem marcadores e comprarás apenas uma carta. A Zegana verifica o poder das tuas criaturas antes de entrar no campo de batalha, por isso, quando as verifica, não tens a devoção necessária para fazer da Nylea uma criatura. Para a Zegana, não controlas criaturas de todo, por isso não vai ter marcadores.



Q: Ambos o Daxos de Meletis e o Ashiok, Tecedor de Pesadelos permitem-te ficar com criaturas do teu oponente sob o teu controlo. Mas o que acontece se usas Presságio de Traição para voltar a ganhar controlo das tuas coisas?

A: Ganhas controlo delas até ao fim do turno, depois o efeito desaparece e retorna ao teu oponente. Lá porque és o dono da carta não faz diferença—porque foi posta no campo de batalha sob controlo do teu oponente, eles continuarão a controlá-lo desde que nada diga algo em contrário.



Q: Tenho um Bem Maior em jogo, e ativo a habilidade de monstruosidade do Polucrano com X=2.
Daqui eu assumo que uma vez que a habilidade resolva, a habilidade de monstruoso vai para a pilha, e eu possa sacrificar o meu Polucrano para o Bem Maior em resposta à habilidade desencadeada, comprando 7 cartas, Certo? E se o fizer, o Polukranos causa dano?

A: Sim, está correto e o Polucrano ainda causa dano. Enquanto que lutar requer que ambas as criaturas estejam no campo de batalha, a habilidade do Polucrano não é a mesma coisa, e não tem esses requerimentos. Se o Polucrano não estiver no Campo de Batalha quando a habilidade resolver, o dano ainda é atribuído à outra criatura, embora esta não dê nenhum de volta, pois o Polucrano não está lá para o receber.



Q: Se eu conjurar um Salteador de Mogis e tiver como alvo um Herói Atormentado, a habilidade de heroico do Herói Atormentado vai ser desencadeada?

A: Não, porque o heroico necessita que conjures uma mágica que faça alvo à criatura e o Salteador de Mogis é um conjuro de criatura que quando entra no campo de batalha tem uma habilidade que desencadeia, mas uma habilidade não é a mesma coisa que conjurar, por isso a habilidade de heroico não desencadeia.



Q: Eu controlo um Víndice dos Boros assim como um Chicote de Érebo. Bloqueio algo com o Víndice e este morre. Ganho vida da habilidade desencadeada ou não, por não estar no campo de batalha?

A: Ganhas vida. No momento que o dano é atribuído o jogo olha para o Víndice para ver se ele tem vínculo com a vida, mas como ele já não está lá, o jogo olha para a última informação conhecida para determinar isso. Uma vez que o Víndice tinha de facto vínculo com a vida na última vez que esteve no campo de batalha, ganhas vida igual ao dano que foi dado.



Q: Faz de conta que eu tornei um Centomano monstruoso, e exilo-o e trago-o de volta com um Desvio Nebular. Ele ainda é monstruoso?

A: Não, não é. O Centomano tornou-se um novo objeto para aquilo que interessa ao jogo uma vez que mudou de zonas, mesmo tendo voltado quase instantaneamente. Este novo Centomano pode ser muito parecido com o que acabou de partir, mas não é monstruoso.



Q: Eu ataco com o Púrforo, Deus da Forja e o meu Víndice dos Boros. O Víndice é bloqueado por uma criatura com iniciativa com poder suficiente para o matar, o que reduzirá a minha devoção ao vermelho para menos de 5. O Púrforo ainda vai dar dano de combate?

A: Infelizmente para ti, não. Assim que a tua devoção baixa para menos de 5, o Púrforo deixa de ser uma criatura e as coisas que deixam de ser criaturas são removidas de combate. O Púrforo necessitaria de continuar a ser uma criatura até ao passo de combate para dar dano.



Q: Eu controlo o Elemental do Alvorecer e o Heliode, Deus do Sol. O meu oponente conjura um Retirar nesses dois, com o Heliode como segundo alvo. Se eu escolher por não pagar, o Heliode fica no campo de batalha por ser agora um alvo ilegal?

A: Não, o Heliode volta para a mão na mesma. Mágicas e habilidades verificam se os seus alvos são legais ou não assim que começam a resolver, mas não os re-verificam mais tarde. Quando o Heliode deixa de ser um alvo legal a meio da resolução, o Retirar não se importa porque ainda está a resolver. Ele afecta o Heliode normalmente mesmo que seja um alvo ilegal agora.



Q: O que acontece quando conjuro Púrforo, Deus da Forja sem a devoção necessária enquanto Humildade está no campo de batalha?

A: O jogo explode. Bom trabalho em rebentares com tudo, herói.

Mais a sério, graças ao sistema de camadas, e como a habilidade de devoção do Púrforo muda tipos, vai ser sempre aplicada antes que a Humildade a possa remover, por isso Púrforo vai oscilar entre o reino dos mortais e Nyx como a tua devoção o ditar, como normalmente o faz. A única diferença é que enquanto for uma criatura vai perder todas as suas habilidades, por isso podes querer manter a tua devoção baixa o suficiente para tal não acontecer.



É tudo para a edição desta semana da Cranial Insertion! Volta na próxima semana, na qual o James entrará em campo para heroicamente se debater com ainda mais questões.

Até lá, que a tua devoção nunca desvaneça.

- Callum Milne


About the Author:
Callum Milne is a Level 2 judge from British Columbia, Canada. His home range is Vancouver Island, but he can be found in the wild throughout BC and also at GPs all along the west coast of North America.


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!