Published on 08/26/2013

World Enchantment

or, Enchant All the Things

Cranial Translation
简体中文 Deutsch English Español Français Italiano Pусский


Note: This article is over two years old. Information in this article may be out of date due to subsequent Oracle and/or rules changes. Proceed with caution.


"Ei, deixa de andar em cima de mim!"
Olá gente! Apertem os cintos, está na hora de voar pelos céus. Isto quer dizer que metade deste artigo foi escrito num aviãozinho apertado, uma vez que até à data ainda não conseguimos fazer lucro suficiente com a coluna para comprar o nosso jacto de luxo privado. Ainda há tempo para fazermos disso um objetivo para o quarto trimestre fiscal do ano.
Por isso sentem-se, reclinem-se, relaxem e gritem "Wheeeeeee!" se estiverem para aí virados. Se tiverem mais questões enviem-nas todas para moko@cranialinsertion.com ou atirem umas perguntas curtas para @CranialTweet para obterem respostas breves.
Vamos então começar esta semana com um par de perguntas ao estilo do Twitter, simples e porreiras!



Q: O que faz o bando? :(

A: Bando, como muitas palavras-chave antigas, faz duas coisas não relacionadas mas que seguem um tema.
Primeiro, enquanto atacam, e apenas enquanto atacam, as criaturas com bando podem pedir a outra criatura para se juntar a elas no bando. Não o tipo de bando que se junta para dançar polca. O tipo de bando que forma um pacto defensivo, fazendo votos de que agressão contra um é agressão contra ambos. Se recordarem a história da Primeira Guerra Mundial, uma cadeia destes votos pode interligar-se – A assina um pacto com B, B assina um com C, C assina um com D… e por fim são na mesma entidades separadas mas quando uma criatura bloqueia uma das criaturas do bando, são todas puxadas para junto umas das outras e são todas bloqueadas.
Enquanto se ataca, e também enquanto se defende, o bando tem mais funções, mais tarde, durante a etapa de dano de combate. Se uma criatura tiver que atribuir dano, e uma criatura presente na ordem de atribuição de dano dela tiver bando, o controlador dessa criatura com bando pode distribuir o dano conforme ele ou ela quiser sem se importar minimamente o que o oponente quer e sem respeitar a ordem de atribuição de dano escolhida.

Bando é estranho.

Sim, eu já respondi a isto com 140 caracteres ou menos no passado. Foi algo do tipo:

Band c/1 bixo no atq. Bloq um=bloq ambos. Ao atrib dano atq/bloq, se ia atrib c/band=controlador band atrib dano.



Q: O que faz a alternância?

A: Alternância é estranha.
Conforme a etapa de desvirar começa, antes que qualquer coisa desvire, tudo o que tenha alternância é retirado de fase como a moda dos 1990's. Enquanto estiver fora de fase, simplesmente não existe. Ao mesmo tempo, tudo o que controlarmos que tivesse fora de fase nessa altura entra em fase de novo, como a moda dos 1890's. Não entrara nada no campo de batalha porque nunca nada saiu; o jogo simplesmente se lembrou que existem.



Q: Se um Arcanista de Elite exilar uma Fenda Ciclônica, posso sobrecarrega-lo todos os turnos?

A: Não. Sobrecarregar e "sem pagar o seu custo de mana" são ambos custos alternativos. São como cupões de desconto, e a loja onde vamos comprar não permite que vários cupões que definam o preço sejam usados no mesmo artigo. Um cupão diz "Conjura a cópia de graça!!!" (com três pontos de exclamação, um sinal de que a agência de marketing desta loja tem problemas), enquanto que outro diz "Leva 4 p'lo preço de 3" (porque o departamento editorial deles anda metido nas drogas), e assim sendo nenhum deles ajuda às nossas aspirações de conseguir um jacto privado. Infelizmente, apenas um desses cupões se aplica e dá permissão para conjurar a cópia, por isso será esse que terá que ser aplicado.



Q: Se eu tiver Mago da Conjuração-relâmpago e Fenda Ciclônica no meu cemitério, é um combo ou nonbo?

A: É um nonbo. A situação é na verdade exactamente igual à anterior, embora pareça diferente (aparte de a Fenda Ciclônica aparecer de novo). Recapitular é um terceiro cupão que diz "Conjure isto do seu cemitério pela quantidade especificada de mana, bom homem." Que classe! Mesmo assim não podemos misturar cupões, e este é o único que permite conjurar do cemitério, por isso é o único que podemos aplicar.




Rock p´ra frente!
Q: Se Eletrolisar matar o meu Ladrão de Noção, quem compra?

A: Vais poder comprar! O teu Ladrão de Noção vai ficar no campo de batalha todo amassado e a fumegar até as ações baseadas no estado aparecerem, verem o corpo carbonizado dele e o carregarem dali para fora. Elas não aparecem no meio da resolução de mágicas, por isso o Electrolize acaba de fazer as coisas dele todas, incluindo fazer com que o teu oponente compre. Isso é substituído, por isso tu compras, e depois todas as ações baseadas no estado finalmente chegam e levam embora o teu ladrão frito e estaladiço.



Q: Tenho que encontrar o décimo Portão com o Fim do Labirinto para ganhar, ou esperar até ao fim do turno depois de fazer isso, ou quê?

A: O Fim do Labirinto verifica os teus Portões numa altura apenas: Quando a habilidade dele está a resolver. Controlar dez Portões diferentes em qualquer outra altura não faz nada, e não importa como conseguiste ficar a controlar dez Portões diferentes quando a verificação é feita.



Q: Disseram-me que Pensar Duas Vezes deixa conjurar milagres que sejam feitiços como Fogueira dos Malditos no turno do meu oponente. Como é que isso funciona?

A: Tem tudo a ver com permissões. O jogo de Magic tem muito poucas restrições – regras que dizem que não se pode fazer alguma coisa. Na maior parte dos casos, as regras definem o que se pode fazer, e se nada disser que se pode fazer algo, não se pode. Não há nenhuma regra que diga que não podes ganhar o jogo atirando o teu oponente para um buraco, e nenhuma regra diz que não podes conjurar um Urso Garra de Runa fazendo a dança da galinha. Não se pode fazer essas coisas porque nenhuma regra diz que se pode.
Porque é que isso importa? Porque nenhuma regra diz que não podes conjurar um feitiço durante o turno do teu oponente. Normalmente não podemos fazer isso porque nenhuma regra diz que podemos, mas a resolução do disparo do milagre dá-nos permissão para conjurar o feitiço ali, na hora, numa altura em que normalmente não se pode fazer ações voluntárias nenhumas.



Q: Posso salvar as minhas fichas de um Estatimago Izzet se cometer homicídio em resposta à habilidade dele?

A: Não sabes que violência não é a resposta? Bem, na verdade, a história discorda fortemente disto, e a maior parte dos jogos são ganhos através de violência gratuita entre criaturas e jogadores… mas Homicídio não é a resposta aqui, pelo menos. Remover a fonte de uma habilidade nunca a anula. Em algumas circunstâncias, remover a fonte pode fazer com que a habilidade seja menos útil ( ver Devastador Arconexo e Predador do Anoitecer), mas simplesmente causar dano não é uma dessas circunstâncias. O Estratimago como existia por fim no campo de batalha vai ser a fonte do dano, e dano ele causará.



Q: Posso escolher incolor para Enfrentar os Elementos?

A: Incolor é tanto uma cor como o Oceano Pacífico é um país( shhh, Aquaman, ninguém gosta de ti). Tem que se nomear uma única cor que seja mesmo uma cor, o que quer dizer branco, azul, preto, vermelho, ou verde.



Q: As minhas fichas incolores de Sliver do Agitações na Colônia podem bloquear um Salteador da Academia?

A: Esta questão tem sido bastante importante em Limitado de M14. Embora a maior parte dos artefactos sejam incolores, e a maior parte das criaturas incolores sejam artefactos, estes dois factos não estão de todo ligados pelas regras. Estes pequenos Slivers são criaturas não-artefacto incolores, por isso são terrivelmente intimidadas pelo pequeno Salteador vermelho.



Q: Posso dar criaturas de comer ao meu Entreposto sem uma carta de artefacto no meu cemitério?

A: Não. Não podemos começar uma caminhada no trilho do "Activar La Habilidade" a não ser que se completem todos os passos da ativação. Isso inclui escolher um alvo legal, o que faz com que a falta de cartas de artefacto no cemitério seja um obstáculo que não pode ser superado.



Q: Posso redirecionar um Clone?

A: Só se ele estiver a pedir direcções para algum lado. Podemos sempre saber se um feitiço ou habilidade fazem alvo procurando a palavra "alvo" no texto - raramente vai estar escondido dentro de uma habilidade keyword, como equipar ou encantar, e aparece sempre no texto explicativo de uma keyword se houver texto explicativo. O Clone não tem alvo, por isso se conjurares um Redirect com o Clone como alvo, a única coisa que consegues com isso é impedi-lo de chegar até à família a tempo do jantar do feriado, dando origem a um divórcio, problemas com a bebida, e a pequenos Clonezinhos com um lar desfeito. Seu malvado!



Q: Perguntei ao meu oponente se ele queria fazer alguma coisa depois de ele bloquear, e ele disse que não, e depois disse-me que era tarde demais quando tentei usar o impulso sanguinário do meu Furor do Clã Ghor. Ele tinha razão?

A: Ele tinha razão. Quando os dois jogadores passam em sucessão, o jogo avança para o que vem a seguir – resolver o objeto do topo da pilha, ou avançar para a nova etapa do turno. Quando perguntaste ao oponente se ele fazia alguma coisa, isso é passar prioridade; ele passou, também, por isso a etapa de dano de combate começa e o dano é atribuído imediatamente.



Q: Depois do meu oponente lampejar um bloqueador, ainda posso matá-lo antes dele boquear?

A: Podes sim! O jogo não progride até ambos os jogadores passarem a prioridade em sucessão enquanto a pilha está vazia. Isto quer dize, geralmente, que o jogo não avança até que ambos os jogadores concordem que não querem fazer mais nada naquela altura, embora como a resposta anterior mostra, isso não cobre os casos de "Eu não quero fazer nada a não ser que tu queiras fazer alguma coisa".[ /A]



Em busca da pasta Eldritch.
Q: Um Ressonador Estriônico pode emparelhar uma criatura com duas outras?

A: Excluindo o Utah no ano 1890 e uma mão cheia de nações Africanas, uma criatura só pode estar emparelhada com uma outra criatura. Copiar o disparo do elo espiritual não ajuda, uma vez que a sua cláusula do "se" interveniente verifica se a nova criatura ainda é solteira quando resolve. Se a criatura já está comprometida, seria muito mau da minha parte tentar emparelha-la com outra criatura.


Q: Um Sacerdote Banidor está banir um Anjo de Platina e um Comando Austero com os dois modos de criaturas resolve. O Anjo volta a tempo de morrer?

A: Sim, volta. Devolver a criatura exilada não usa a pilha, e não espera pelas ações baseadas-no-estado. A mesma coisa que faz com que o Sacerdote abandone o mundo dos vivos devolve a criatura exilada imediatamente a seguir, antes que algo mais aconteça. Depois o Comando Austero acaba de resolver com o seu segundo verbo, que verba o Anjo de Platina mesmo no substantivo.



Q: Conjurar uma Phage a Intocável da minha zona de comando mata-me, ou conta como se fosse da minha mão?
A: Geralmente, se estiveres a questionar-te se algo conta como outra coisa qualquer em Magic, a resposta é um não gigantesco. As coisas ou são, ou não são; não contam como sendo. A zona de comando não é a mão, por isso a habilidade desencadeada da Phage vai alegremente cortar-te a cabeça se a jogares de lá. Eu recomendo não fazer isso. A tua cabeça gosta de estar onde está.


Q: Podem múltiplas Armadura Assombradas levantar-se e dançar para mim?
A: Podem todos levantar-se e festejar, pois são dançarinos natos! A restrição "se não controlares criaturas" é apenas uma restrição de ativação, por isso podemos ativa-las todas antes de resolvermos as ativações anteriores e no fim tudo dá certo.



Q: Uma Caverna Mutável não animado que tenha sido levado por Recrutas Zelosos ganha ímpeto para podermos atacar com ele, ou não-criaturas não podem ter ímpeto?

A: A Caverna Mutável pode ter ímpeto, e Planícies podem ter ímpeto, e Mount Keralia pode ter ímpeto, toda a gente pode ter ímpeto. O ímpeto não vai ter efeito nenhum a não ser que esteja numa criatura que está no campo de batalha, mas isso não quer dizer que outras coisas não possam ter a habilidade. Qualquer objeto pode ter qualquer habilidade, embora essa habilidade possa ser completamente desprovida de sentido dependendo do tipo do objeto e da zona.



Q: Se a Kaalia of the Vast trouxer um Mestre de Crueldades para se juntar à festa, a habilidade dele ainda é desencadeada embora não tenha atacado?

A: O Mestre de Crueldades vai desencadear a habilidade dele e trazer a festa toda até ele. Embora pareçam semelhantes, "quando isto ataca" e "quando isto ataca e não é bloqueado" são condições de disparo completamente sem relação, tal como a Eslováquia e a Eslovénia são países diferentes. "Sempre que isto ataca" importa-se, como foi mencionado, apenas se a criatura foi declarada como um atacante; "ataca e não é bloqueado", no entanto, importa-se só se uma criatura foi ou não declarada como bloqueadora para aquela criatura enquanto ela era uma criatura atacante.



Q: Todas as minhas criaturas são pretas, e o meu oponente tentou conjurar uma Lâmina da Destruição numa delas. Ele tem que fazer alvo numa das criaturas dele agora, certo?

A: Não! Quando uma mágica é conjurada ilegalmente, todo o processo é rebobinado, não voltamos atrás apenas até ao ponto da ilegalidade. Eu faria uma analogia acerca de atravessar fronteiras ilegalmente, mas isso provavelmente envolveria deter e/ou suspender por tempo indefinido. Talvez possam lembrar-se desta situação pelo facto de que me deixou sem palavras para arranjar uma boa analogia relacionado com o mundo real?



Q: Eu sei que as penalidades nos FNM são normalmente mais leves do que em eventos competitivos. A penalidade é reduzida para quê então, se o meu oponente estiver a fazer um bocadinho de batota?

A: Batota é batota. Embora "fazer um bocadinho de batota" possa não ser, de facto, batota (porque alguns jogadores tem definições estranhas de batota que incluem comprar do topo uma boa carta), se for mesmo Batota com B maiúsculo como está definido no Infraction Procedure Guide, também está listado como um Problema Sério no documento Arbtirando REL Regular. Mas a sério, é um FNM. Fraude num torneio local? :(



E cá estamos nós, a aterrar na Grécia. Vou deixar-vos por esta semana, mas voltem de novo na próxima semana para mais coisas boas da Cranial Insertion, e eu vejo-vos de novo dentro de um mês com notícias frescas de Theros!
Até a próxima vez, e que todos possam ser heróis, nem que seja por um dia apenas.

- Eli Shiffrin


About the Author:
Eli Shiffrin is currently in Lowell, Massachusetts and discovering how dense the east coast MTG community is. Legend has it that the Comprehensive Rules are inscribed on the folds of his brain.


 

No comments yet.

 

Follow us @CranialTweet!

Send quick questions to us in English for a short answer.

Follow our RSS feed!